Comércio

O setor do comércio é abrangente na Contracs e reúne sindicatos dos seguintes segmentos: comércio atacadista e varejista, derivados de petróleo e frentistas, trabalhadores em concessionárias, supermercados, materiais de construção, comércio de produtos farmacêuticos, comércio de vidros, movimentadores de mercadorias, promotores e demonstradores de vendas, açougues e casas de carnes.

Entre as bandeiras de luta o fim do trabalho aos domingos e feriados e o fim do banco de horas são as mais antigas e urgentes para a categoria dos comerciários brasileiro devido às extensas jornadas que prejudicam a saúde, o convívio familiar e impedem a continuação dos estudos e da qualificação profissional. De acordo com o caderno de resoluções do 8º Congresso, a supressão do trabalho aos domingos no comércio é uma medida urgente na luta pelo trabalho decente, pois não gera empregos onde está em vigor aumentando a precarização.

Faz parte do plano de lutas da Contracs, articular regional e nacionalmente as negociações para acordos de PLR/PPR nos grandes grupos econômicos e nas grandes empresas do comércio. Assim como fazia parte lutar pela regulamentação da profissão dos comerciários, que já garantiu alguns direitos, mas que a Contracs luta pela sua ampliação para garantir mais direitos conforme previa o projeto original da regulamentação.

O 8º Congresso também determinou como plano de lutas para a Confederação a proposição de espaços de debate sobre a automação do comércio realizando pesquisas sobre o sistema de radiofrequência e seus impactos sobre os trabahadores do comércio assim como desenvolver ações de combate ao assédio moral e sexual no setor.

Por último, vale ressaltar a importância de combater a informalidade no setor através de uma campanha pela carteira assinada.