Domésticas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços representa legalmente milhões de trabalhadoras/es domésticas/os no Brasil.

Como entidade representativa da categoria de domésticas, a Contracs tem em seu plano de luta a mobilização pela ratificação da convenção 189 da OIT, que trata do trabalho decente para as trabalhadoras domésticas.

Apesar de constatado a melhora no nível de escolaridade das domésticas, a Contracs entende que ainda é necessário superar diversos desafios característicos da categoria, tais como nível mais baixo de escolaridade entre as trabalhadoras negras, jornadas de trabalho muito extensas, os baixos salários, a falta de qualificação adequada e permanente, entre outros aspectos como o direito à previdência social tanto para fins de proteção social como de aposentadoria.

Para garantir mais direitos à categoria, a Contracs participou ativamente da construção da Convenção 189 da OIT pela equiparação dos direitos das trabalhadoras domésticas assim como tem trabalhado para que o Congresso Nacional regulamente os direitos conquistados com a ratificação da PEC 478.

Faz parte da política permanente para o plano de ação da Contracs a valorização do trabalho e o fortalecimento da organização das trabalhadoras domésticas, priorizando o tripé conforme a portaria 186 do MTE e levando em conta o projeto político do setor das trabalhadoras domésticas em construção pelas lideranças sindicais. Por isso, a Contracs fomenta e participa ativamente para que se efetive a regularização dos sindicatos das trabalhadoras domésticas e da Fenatrad.

Em 2014, a Contracs iniciou uma publicação específica para as trabalhadoras domésticas trimestral. Confira aqui as publicações.