Entidades sindicais

Os trabalhadores em entidades sindicais são representados pela Contracs e apresentam diversas dificuldades para negociar, tais como: relação conflituosa com dirigentes sindicais, assédio moral e sexual, perseguição aos dirigentes dos sindicatos de trabalhadores em entidades sindicais, não valorização dos trabalhadores nos sindicatos e adoecimento dos trabalhadores por LER/DORT e depressão.

Para a Contracs, as entidades CUTistas não podem dificultar a negociação de seus trabalhadores e trabalhadoras. A confederação entende que a organização sindical é um tema transversal com a negociação coletiva e precisam caminhar conjuntamente, pois são o eixo principal da vida sindical.

Além disso, a pouca quantidade de sindicatos de entidades sindicais regularizados no país também se apresenta como um empecilho para a representação e negociação em nome destes trabalhadores. Por isso, é preciso ampliar o número de sindicatos filiados à CUT para fortalecer as demandas do setor na pauta nacional.

O Encontro Nacional dos sindicatos de trabalhadores em entidades sindicais, realizado em 2012, apontou para um modelo nacional de acordo, que contempla a manutenção das conquistas, o reajuste salarial, o auxílio-educação para qualificação profissional e o adicional por tempo de serviço.

Para ser reconhecida como categoria, os trabalhadores sindicais precisam ser inseridos no Cadastro de Ocupações Brasileiras. Este procedimento, no entanto, continua em análise na ocupação 1142-10 – Dirigentes de Entidades Patronais.

Já o Projeto de Lei 3562/2012 que trata da criação do Dia Nacional do Empregado Sindical, proposto pelo Deputado Federal José Stédile, foi aprovado por todas as comissões na Câmara e agora segue para apreciação do Senado Federal.