sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs/CUT presente no congresso da Unite Here, nos EUA

Leia também

Solidariedade entre os trabalhadores do mundo por melhores condições de vida!

O Secretário de Relações Internacionais da Contracs/CUT, Alci Matos Araujo, representa a entidade no congresso da United Here, nos EUA. O evento ocorre de 26 a 28 de junho, em Las Vegas.

A Unite Here representa trabalhadores nos EUA, no Canadá e em Porto Rico dos setores de hotelaria, jogos, serviços de alimentação, aeroportos, têxteis, manufatura, distribuição, lavanderia e transporte.

Confira abaixo a mensagem da Contracs/CUT, apresentada por Alci Matos, aos participantes do congresso.

“Em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT – CONTRACS/CUT, venho hoje falar sobre a atuação da CONTRACS no Brasil, sua parceria junto a AFL-CIO – Solidarity Center e UNITE HERE e os enormes desafios que temos pela frente diante do desmonte dos direitos trabalhistas e sociais em curso no Brasil.

Após o processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, o Governo golpista e ilegítimo de Temer e o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro vem promovendo uma escalada de retirada de direitos, que está impactando negativamente nas condições de trabalho e vida da classe trabalhadora.

As referidas retiradas de direitos após o golpe de 2016 estabeleceram limites para os gastos na saúde e educação assim como a reforma trabalhista flexibilizou direitos, acabou com imposto sindical e praticamente extinguiu a Justiça do Trabalho ao decretar que o acordo entre trabalhadores e patrões vale acima dos direitos garantidos em lei. Aliada à regulamentação da terceirização, a reforma inaugurou novo período em que o trabalho precarizado cresce mais que o formal, movimento inverso ao dos anos Lula e Dilma.

Todas essas ações ocorreram com o apoio quase que irrestrito da mídia, do poder judiciário e dos setores mais reacionários da sociedade brasileira, que são os mesmos que mantem o presidente Luís Inácio Lula da Silva preso na sede da Policia Federal em Curitiba/PR e o impediu de concorrer a presidência em 2018 e de fazer oposição contra todos esses retrocessos.

Diante deste contexto, a CONTRACS/CUT, entidade filiada a Central Única dos Trabalhadores, representante de mais de 3 milhões de trabalhadores presente nos mais diversos setores do ramo do Comércio e Serviços, entre eles o setor turismo e hospitalidade que engloba os trabalhadores e trabalhadoras que atuam em hotéis, pousadas, flats e motéis decidiu buscar a parceria com a AFL-CIO e a UNITE HERE para realizações junto ao setor hoteleiro.

Neste setor encontram-se os trabalhadores camareiros e camareiras que realizam a limpeza e conservação dos quartos destes estabelecimentos, bem como atendem aos hóspedes em relação aos serviços de lavanderia e refeições.

Desde o ano de 2016, a CONTRACS/CUT junto a com AFL-CIO e UNITE HERE vem realizando diversas oficinas pelo país e colhendo importantes informações das condições de trabalho de norte e a sul, com relatos graves em relação a precariedade nas relações de trabalho que se aproximam a condições análogas ao trabalho escravo.

São frequentes e dramáticos os relatos de jornadas extensas, desrespeito a intrajornada, metas abusivas, assédio moral e sexual, cárcere privado, péssimas condições ergonômicas, ausência de horário para as refeições e não cumprimento das leis trabalhistas.

Foram ao todo 9 Oficinas das camareiras e um Encontro Nacional, realizadas em 8 cidades (Brasília (2x), Campos do Jordão, Guarujá, Manaus, Natal (2x), Olímpia, São José do Rio Preto e Teresina, reunindo 10 sindicatos dos hoteleiros (xx), com mais de 300 camareiras.

Em outubro de 2017, a convite da Unite Here, realizamos um intercâmbio sindical para conhecer a realidade das trabalhadoras e trabalhadores do setor hoteleiro em diversas cidades turísticas dos Estados Unidos, onde podemos trocar experiência com os dirigentes sindicais locais para conhecer a atuação sindical naquele país.

Por fim, foram realizadas dois Encontros Nacionais com o Setor Hoteleiro voltados para a organização sindical e o fortalecimento dos sindicatos via programas de sindicalização e formas de atuação para permanência desses sindicalizados.

Dentre várias deliberações do setor hoteleiro foram sinalizadas algumas ações para o fortalecimento da categoria, como a construção de uma NR (Norma Regulamentadora) das camareiras, a fim de definir parâmetros e condições de trabalho bem como uma cartilha orientadora pela prevenção e segurança no local de trabalho das mesmas.

Tais ações denotam a importância de estreitar os laços entre Brasil e EUA, CONTRACS/AFL-CIO – Solidarity Center/UNITE HERE para fazer o enfrentamento as piores formas e condições de trabalho assim como lutar e resistir contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora por esses governos neoliberais, TRUMP e Bolsonaro, além de denunciar o conluio desses setores conservadores da sociedade brasileira contra o presidente LULA.

Lula Livre!”

 

spot_img

Últimas notícias