CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDICATOS FILIADOS RETOMAM CONTROLE E FETRACOM-MS ELEGE NOVA DIRETORIA

Sindicatos filiados retomam controle e FETRACOM-MS elege nova diretoria

16/08/2019

Após tentativa de exclusão de 70% das entidades associadas, federação elege Douglas Rodrigues Silgueiro para presidir o quadriênio 2019-2023

Escrito por: Imprensa Contracs

Tomou posse na última segunda-feira a nova diretoria da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do Mato Grosso do Sul (FETRACOM-MS). A entidade será presidida, no quadriênio 2019-2023, por Douglas Rodrigues Silgueiro, trabalhador comerciário que também é presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Aquidauana, que encabeçou a Chapa 2.

Violações estatutárias levaram a construção da Chapa 2

A eleição para a diretoria foi conturbada devido ao fato de que o antigo presidente da entidade tentou, por várias vezes, violar o estatuto da entidade e excluir os sindicatos filiados de participarem do processo eleitoral. Isso levou a que 8 dos 11 sindicatos filiados a FETRCOM-MS organizassem a Chapa 2 e assumissem a diretoria da entidade, em um processo que só foi resolvido por decisão do TRT da 24ª Região.

Conforme nos explica Douglas Silgueiro "Houve uma primeira eleição no dia 05 de junho, com chapa única. Mesmo sendo chapa única mais da metade dos componentes não sabiam qual eram as funções (cargos) em que estavam concorrendo. Foi feita uma construção da chapa sem discussão, de forma autoritária, onde restou o descontentamento da maioria, levando a que o resultado fosse de 3 votos favoráveis e 6 contrários. Então foi convocada uma nova eleição para o dia 2 agosto onde existiu duas chapas concorrentes. Chapa 1, composta por 3 sindicatos e Chapa 2, composta por 8 sindicatos. Só que antiga direção da Federação resolveu fazer IMPUGNAÇÃO de toda a Chapa 2, por falta de apresentação de documentação, sendo que na primeira eleição todos puderam votar. Como vivemos em um estado de direito, resultou em procurar o judiciário, onde foi determinado que todos integrantes concorrentes da eleição estavam aptos a votar. Após isso, foi marcada uma audiência de conciliação no dia 7 de agosto, onde os juízes, junto com representante do Ministério Público do Trabalho, tentaram buscar um acordo. Porém não se chegou um acordo e foi aberta a urna e conferidos os votos pelo próprio representante do MPT, onde apurou-se o resultado de 3 votos para a Chapa 1 e 8 votos para Chapa 2. Com isso o Juiz encerrou a audiência informando que em alguns dias daria a sentença. E no dia 12 agosto foi proferida a sentença dando vitória a Chapa 2, que foi empossada imediatamente."

 

Contracs/CUT presentes!

Neste processo, para garantir que as eleições fossem benéficas para a entidade e, consequentemente, para as entidades filiadas e os trabalhadores no Comércio e Serviços do estado do Mato Groso do Sul, a Chapa 2 pôde contar com participação ativa dos dirigentes da CUT-MS e da Contracs.

O presidente da Contracs, Julimar Roberto, e o secretário de organização, Alexandre do Carmo, acompanharam o processo eleitoral no estado e prestaram a solidariedade aos sindicatos e a federação.

Para Julimar a eleição da nova diretoria “é uma importante conquista para os sindicatos e para a classe trabalhadora que vive um momento de ataques aos seus direitos trabalhistas e sociais, pois o momento é de união e de resistência”. O dirigente destacou ainda que “a eleição da nova diretoria da FETRACOM-MS permitirá que avancemos em trabalhos conjuntos para defender os trabalhadores e construir uma agenda comum em defesa das entidades sindicais, tão atacadas pela patronal e pelo governo”.

Alexandre do Carmo ressaltou que “a FETRACOM-MS passa a ter, com a eleição da Chapa 2, uma melhor capacidade de gestão e de união das entidades filiadas, fato muito importante para fortalecer a sua representatividade junto aos trabalhadores e capacidade de negociação junto aos empregadores” e concluiu destacando que “a nova diretoria poderá contar com a Contracs para esse e tantos outros desafios”.

O novo presidente da FETRACOM-MS afirmou que "Não posso deixar de agradecer o apoio e o suporte que a CUT-MS e CONTRACS-CUT nos deram, foram decisivos para o sucesso dessa eleição. Essa nova diretoria tem vários compromissos, um deles é ampliar a representação junto aos trabalhadores e sindicatos filiados, sem falar nos desafios que vem por aí como medida provisória 881, que esta prestes a se tornar uma Lei", concluiu o dirigente.

Fortalecimento das lutas no estado

O tesoureiro da CUT-MS, Vilson Gimenes Gregório, também acompanhou o processo eleitoral da FETRACOM-MS e comemorou a vitória da Chapa 2. “A eleição da chapa 2 expressa uma importante renovação no movimento sindical sul-mato-grossense e o fortalecimento das lutas dos trabalhadores que passam a ter uma diretoria combativa a frete da FETRACOM. Além disso essa eleição derrotou o peleguismo da Força Sindical na entidade, que estava há mais de 30 anos encastelada na federação”, concluiu o dirigente CUTista.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Aposentômetro Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Fetracs Fetracs RS Fenatrad

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br