sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs faz mobilização em Brasília em prol do direito dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo

Leia também

Contracs aproveitou mobilização para entregar agendas legislativas no Senado.

Durante esta semana, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), Alci Matos Araujo, esteve em Brasília para mobilizações em prol do direito dos trabalhadores/as do ramo juntamente com o coordenador da sede de Brasília Luiz Saraiva e com o diretor Antônio Carlos da Silva Filho.

A votação da PL 4330, conhecida como PL da terceirização, que ocorreria na terça-feira (28) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), foi cancelada devido à audiência extraordinária que ocorreu no Plenário da Câmara, porém na próxima terça-feira estará em pauta novamente.

No Senado, a Contracs teve uma audiência com a senadora Vanessa Grazziotin.O encontro foi resultado do lançamento da Agenda Legislativa, em que ela esteve presente, elogiando a proposta da Contracs em fazer a agenda e se comprometeu a ajudar na distribuição do material para todos os senadores e senadoras.

A intenção foi entregar à senadora mais cartilhas. Durante a reunião, Vanessa ressaltou que entregará na mão de cada senador da Casa, considerando a importância da proposta da Contracs, colocando-se, inclusive, a favor de contribuir com esse trabalho na defesa de projetos de lei em prol da classe trabalhadora.

PEC das Domésticas

A votação do texto apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) para regulamentar a emenda constitucional do trabalho doméstico (EC 72) que estava prevista para esta quarta-feira (29) foi prorrogada para a próxima semana.

O adiamento ocorreu devido à pressão das centrais sindicais. Sendo assim, a regulamentação da Emenda 72/2013, que trata dos direitos das trabalhadoras domésticas, volta a ter caráter tripartite e não será enviada ao parlamento sem consenso com as centrais.

spot_img

Últimas notícias