sexta-feira, março 29, 2024

Contracs/CUT lança “Manual de Organização Sindical” em parceria com AFL-CIO

Leia também

Publicação sobre novas estratégias de organização sindical é baseada nas experiências do sindicalismo norte-americano

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) e o Solidarity Center da AFL-CIO lançam, no dia 4 de fevereiro, na sede da CUT Nacional, o “Manual de Organização Sindical”, publicação que reflete a experiência de organização do UNITE HERE! (sindicato norte-americano de trabalhadores de hotéis, cassinos e restaurantes) e tem por objetivo colaborar com a formação e o treinamento de dirigentes sindicais com vistas a fortalecer a organização dos sindicatos e preparar lideranças para atuarem nos locais de trabalho. O autor, Noah Dobin-Bernstein, coordenou campanhas de organização e sindicalização do sindicato norte-americamo por mais de 10 anos.

Julimar Roberto, presidente da Contracs/CUT, destaca a importância da parceria com a AFL-CIO e UNITE HERE! “internacionalizar as experiências de organização sindical é um caminho que perseguimos para potencializar e fortalecer mutuamente as entidades e construir ações concretas que agreguem conhecimento e nos inspirem a seguir na resistência contra essa direita fascista que vem atacando os direitos e a organização sindical e popular”.

Muito tem se escrito nos últimos meses sobre o enfraquecimento das entidades sindicais no Brasil, particularmente após a aprovação da famigerada Reforma Trabalhista, mas a classe trabalhadora seguirá lutando e o papel dos dirigentes e das entidades sindicais é seguir buscando formas de organização que revertam essa situação e retomem o protagonismo dos sindicatos. Com o lançamento do Manual de Organização Sindical pretendemos dar mais uma contribuição para que os dirigentes das entidades filiadas à Contracs/CUT, e também de outros ramos, se apropriem das experiências dos companheiros da UNITE HERE! e possam fortalecer a sua ação cotidiana e as entidades que participam, afirma o presidente da Contracs/CUT.

Jana Silverman, diretora de programas do Solidarity Center, destaca logo na apresentação do Manual que “o sindicalismo latino-americano está vivendo uma crise profunda, talvez a pior crise política, institucional e financeira desde o período da redemocratização nos anos 1980. Os governos atuais de direita na região eliminaram os espaços de participação popular na formulação de políticas públicas, estão conduzindo reformas trabalhistas extremamente desfavoráveis aos trabalhadores e suas organizações sindicais, e eliminam ou cortam políticas de redução das desigualdades sociais e econômicas. Esperamos que as estratégias e táticas de organizar sindicatos mais fortes, mais participativos e mais democráticos, que detalhamos neste manual e foram desenvolvidas em terreno pouco fértil para o movimento sindical nos EUA, sirvam para apontar novas pistas para nossas contrapartes na América Latina nessa difícil conjuntura. Acreditamos que nos momentos mais sombrios a solidariedade é um valor e uma prática que nos ajuda a construir novas vitórias a partir das cinzas das derrotas, e este manual é uma amostra concreta da solidariedade profunda do sindicalismo estadunidense com seus companheiros latino-americanos”.

Convite

O lançamento Manual de Organização Sindical será realizado no dia 4 de fevereiro, às 17 horas, na sede nacional da CUT, Rua Caetano Pinto nº 575, Brás, São Paulo.

spot_img

Últimas notícias