quinta-feira, março 28, 2024

Contracs/CUT sedia 42° Seminário Estadual de Trabalhadoras Domésticas do Estado de São Paulo

Leia também

Encontro reúne representantes dos sindicatos de todo o estado e discute fortalecimento das lutas e desafios da organização sindical

Teve início na manhã deste sábado (25), na Subsede da Contracs/CUT em São Paulo, o 42° Seminário Estadual de Trabalhadoras Domésticas do Estado de São Paulo. O evento reúne representantes dos sindicatos de todo o estado e é realizado em parceria com o Sodalirity Center AFL-CIO.

A mesa de abertura foi composta por Ana Semião de Lima, primeira presidenta da FENATRAD, Silvia Maria da Silva Santos, presidenta do Sindicato das Domésticas de São Paulo e Antonio Carlos Filho, vice-presidente da Contracs/CUT, que saudaram os presentes e ressaltaram as dificuldades e desafios que a classe trabalhadora enfrente neste momento de ataques promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro e a necessidade de união das classes populares na resistência e no fortalecimento da organização sindical e popular. O evento conta com a assessoria da advogada do Sindicato das Domésticas de Piracicaba, Marcela Bragaia.

Ana Semião de Lima, Silvia Maria da Silva Santos e Antonio Carlos Filho

A primeira atividade do evento foi a realização da mesa de debate sobre a Conjuntura Nacional e Internacional que foi coordenada por Ana Semião e contou com a participação de Antonio Carlos Filho, Luiza Batista, presidenta da FENATRAD, Jean Mayer, sociólogo e professor da Universidade de Concórdia – Montreal/Canadá e Aparecida Marcondes de Oliveira, dos Sindicato das Domésticas de Campinas. A mesa também contou com a assessoria de Ruy Freitas, assessor político da Contracs/CUT,

Ana Semião, Jean Mayer, Aparecida Marcondes, Antonio Carlos Filho, Luiza Batista e Ruy Freitas

Na sequência das atividades foi realizado o debate e roda de conversa sobre Saúde e Segurança da Trabalhadora Doméstica, com a participação de Rosa Maria Mota, do Sindicato das Domésticas de Franca e da psicóloga Mônica Gurjão.

 Ana Semião, Rosa Maria Mota e Mônica Gurjão.

Na parte da tarde, os trabalhos tiveram cotinuidado com o o debate sobre Reforma Trabalhista e Reforma Sindical, com a colaboração de Luiza Batista, presidenta da FENATRAD,  Jana Silverman – Solidarity Center – AFL-CIO e José Silvestre Prado de Oliveira – Coordenador de Relações Sindicais do DIEESE.  A mesa foi coordenada por Regina Teodoro, do Sindicato das Domésticas de Campinas.

Os trabalhos do dia foram encerrados com a realização do painel sobre Reestruturação dos Sindicatos, como manter os sindicatos financeiramente e politicamente, com a participação de Fabiano Bomfim – Contador, Silvia Maria da Silva Santos, do Sindicato das Doméstica de São Paulo e Eliete Ferreira Da Silva.

Regina Teodoro, Fabiano Bomfim, Silvia Maria da Silva Santos e Eliete Ferreira Da Silva.

Mística e homenagem realizada por Noêmia Correia à Santa Zita de Lucca, padroeira das domésticas

spot_img

Últimas notícias