quinta-feira, abril 25, 2024

Contracs/CUT repudia tentativa de autogolpe de Bolsonaro e reforçará luta em defesa da democracia

Leia também

Presidente da entidade, Julimar Roberto, reforça chamado à resistência democrática e fortalecimento do calendário de lutas

O presidente Jair Bolsonaro divulgou, nesta terça-feira de carnaval (25), pelo WhatsApp ao menos dois vídeos convocando a população para manifestações contra o Congresso Nacional no próximo dia 15 de março.

A ação do presidente é considerada uma tentativa de autogolpe contra democracia, um atentado contra a Constituição Federal e um crime de responsabilidade, passível de impeachment, de acordo com o item II do artigo 85 da Constituição Federal – que caracteriza como crime de responsabilidade atos do Presidente da República que atentem contra “o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”.

Reação democrática
Lideranças de diversos partidos, movimentos e entidades reagiram a ação de Bolsonaro e defenderam a necessidade de uma reação firme em defesa da democracia e da Constituição. A oposição está organizando um encontro para o início da próxima semana que pretende reunir as centrais sindicais, movimento sociais, partidos políticos e entidades como A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outras, para articular ações que coloque um freio na escalada autoritária do governo e defenda a democracia e a constituição.

Contracs/CUT reforçará resistência e convoca participação nas lutas

A Contracs/CUT repudia a atitude do presidente e se somará aos esforços para defender a democracia contra a tentativa de autogolpe contra o povo brasileiro. Para o presidente da entidade, Julimar Roberto, “a hora é de união e resistência e a Contracs/CUT participará de todos os esforços para que o conjunto de entidades, lideranças e movimentos democráticos fortaleçam a resistência contra o autoritarismo ditatorial deste governo que só prega o ódio, a retirada de direitos e o fim da democracia”.

Calendário de lutas
Julimar lembra que “o mês de março será marcado por um calendário de lutas nos dias 8, 14 e 18 de março e a Contracs/CUT e convoca todas as entidades filiadas, sindicatos e federações, a participarem ativamente da construção destas manifestações e fortalecer a resistência democrática”.

Veja também o vídeo no canal do BdF explicando detalhadamente a questão:

spot_img

Últimas notícias