sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs realiza I Encontro Regional Norte

Leia também

Evento formou coordenação regional da confederação

O I Encontro Regional Norte da Contracs foi realizado em Manaus (AM), dias 29 e 30 de julho, com participação de representantes de categorias como hoteleiros, comerciários, serviços de saúde, transporte, comércio ambulante dentre outras, dos estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima.

Após a abertura política, o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio Econômicos (Dieese) Inaldo Seixas Cruz apresentou uma análise de conjuntura.

Segundo ele, a alta da inflação, alardeada no primeiro semestre deste ano pelos meios de comunicação não pode ser justificativa para impor reajustes salariais menores do que os adotados nos últimos anos porque a projeção para este ano é de um percentual em torno de 5,7%, abaixo, portanto, do teto definido pelo Governo Federal.

Inaldo Seixas aponta um cenário internacional de incertezas de crescimento, principalmente na Europa e Estados Unidos e incertezas também nos mercados emergentes, especialmente da China, com o crescimento um pouco mais reduzido em comparação com os anos anteriores. No cenário nacional, algumas situações no primeiro semestre fizeram temer por uma situação de descontrole, mas percebe-se que a situação é calma em termos de indicadores econômicos com expectativa de crescimento relativamente boa para o futuro.

Para Alci Matos Araújo, presidente da Contracs, a avaliação da conjuntura foi marcada pelos momentos que o Brasil se sintoniza no cenário internacional, especialmente junto ao grupo do BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, como também pelo cenário econômico em que o país se colocou nos últimos dez anos fazendo um comparativo entre os governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, para mostrar os avanços alcançados pela sociedade brasileira.

“Nós avaliamos que os trabalhadores passaram a ter uma participação nas comissões e conferências tripartites. Quando a gente faz parte de dialogar governo, patrão e trabalhador a gente insere algumas bandeiras nossas para melhorar a qualidade no local de trabalho”, acrescenta ele, apontando melhorias conquistadas pelos trabalhadores.

O encontro ainda contou com a participação do secretário de organização e política sindical da Contracs, Valeir Ertle, que apontou as potencialidades da regional. Como em outros encontros regionais, a apresentação tem como objetivo mostrar a situação dos sindicatos filiados além de mostrar dados dos sindicatos não filiados com proposta de organização sindical para o ramo na região norte.

Os trabalhos em grupo apresentaram ainda as dificuldades e demandas das entidades presentes que poderiam ser incluídas no plano estratégico da regional e duas ações importantes para a coordenação regional da Contracs visando o fortalecimento das entidades filiadas.

Após a apresentação dos grupos, que aconteceu no segundo dia do encontro, os estados definiram membros para a conformação da coordenação regional: Elias Sereno, da Fetracom-AM, representará o estado do Amazonas. A doméstica do Jane, representará o estado do Acre. Já Marco J. Fernandes, do sindicato dos instrutores, representará a Contracs no estado de Rondônia.

spot_img

Últimas notícias