sexta-feira, março 29, 2024

27 de abril – Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

Leia também

Data marca luta por direitos e pela valorização do trabalho doméstico.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT reitera a data de 27 de abril – Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica como um dia de luta e reflexão pelos direitos e valorização do trabalho doméstico.

A secretária nacional de promoção da igualdade racial da Contracs, a doméstica Maria Regina Teodoro destaca que o dia é uma data comemorativa às trabalhadoras que dedicam sua vida para cuidar do outro e do bem estar dele. “É importante ter um dia para que as trabalhadoras/es pudessem comemorar e se valorizar enquanto profissional. O dia marca o reconhecimento à nossa profissão.”

Neste sentido, Regina destaca que em alguns municípios e estados já existe a celebração da data como o dia municipal da trabalhadora doméstica. “É a prova de que a organização está se fazendo visível.” destacou.

Apesar da celebração em nome da data, a dirigente lembra que ainda falta equiparar os direitos para garantir a sonhada valorização do trabalho e do trabalhador doméstico. “Embora a Emenda Constitucional tenha sido aprovada por unanimidade, os coronéis do Congresso protelam a regulamentação dos nossos direitos. Talvez eles não tenham entendido que a época da exploração dos trabalhadores de baixa renda e com pouca escolaridade tenha acabado e, infelizmente, dependemos deles para garantir a equiparação dos trabalhadores.” lamentou.

A categoria conquistou a equiparação de alguns direitos como a fixação da jornada de trabalho; a obrigatoriedade do pagamento de horas extras; o descanso durante a jornada de trabalho e o reconhecimento de eventuais convenções e acordos coletivos de trabalho, mas ainda é preciso enfrentar problemas inerentes à categoria. Entre eles, destaca-se o baixo nível de escolaridade, a falta de qualificação adequada e permanente e a garantia ao FGTS como os demais trabalhadores.

Para que a data possa ser sempre celebrada, a Contracs luta pela equiparação e efetivação dos direitos das trabalhadoras domésticas e pela regularização dos sindicatos como forma legítima e importante de pressão, negociação e garantia de direitos.

Nesta data, a Contracs parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras domésticas pela sua luta incansável na busca de garantia de direitos e coloca-se como uma organização de luta e reivindicação que atua de forma conjunta sem esmorecer.

spot_img

Últimas notícias