sexta-feira, abril 19, 2024

Ocorre I Encontro Regional de Gênero – Sul

Leia também

Atividade ocorreu em Florianópolis, nos dias 24 e 25 de outubro

Durante os dias 24 e 25 de outubro ocorreu o Encontro Regional de Gênero da região Sul da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT). Cerca de 15 participantes de oito entidades filiadas  na região participam do encontro, que tem como objetivo formar o coletivo de mulheres do Sul.

Na mesa de abertura do encontro, estiveram presentes Mara Luzia Feltes, secretária de mulheres da Contracs; Rosana Sousa de Deus, diretora executiva da CUT Nacional e Liliana Piscki Maes, secretária de formação da CUT-SC.

Mara deu as boas vindas a todas e todos os presentes, fez a leitura da programação e explicou a importância do evento para o diálogo sobre as questões de gênero e o que enfrentam as mulheres do ramo.

A primeira mesa do evento teve como tema a organização das mulheres na busca pela igualdade de oportunidade, a apresentação foi de Rosana de Deus. Ela fez um resgate histórico sobre a mulher no movimento sindical, tendo como início a data de 1932 onde a mulher conquista o direito a voto. Também foi lembrado o ano de 1986 em que há a organização das mulheres da CUT a criação da comissão nacional da mulher trabalhadora.

Durante a apresentação Rosana elencou algumas das dificuldades na participação das mulheres na sociedade, sendo elas as desigualdades de gênero e a divisão sexual do trabalho; a ausência de creches e escolas de período integral, política fundamental para a autonomia das mulheres;a falta de interesse, do movimento sindical como um todo, em conhecer a situação das trabalhadoras; as práticas de exclusão das mulheres dentro do movimento sindical (machismo; horário de reuniões e das atividades que não levam em conta suas necessidades; a ausência de mulheres nos lugares de decisão e representação; e a falta de apoio material e político à organização das trabalhadoras).

“Construir um país com desenvolvimento, geração de renda, valorização do trabalho e autonomia e liberdade sindical somente será possível com a participação igualitária de mulheres e homens”, concluiu ela.

Visando ampliar o conhecimento dos participantes, a segunda mesa do encontro era a análise de conjuntura, tendo como tema o pré-sal e o leilão de Libra. José Álvaro Cardoso, Supervisor do Escritório Regional do Dieese de Santa Catarina foi o palestrante convidado.

O interesse de trazer esse debate é pela importância que tem para a sociedade, ou seja, está relacionado ao crescimento do país e por isso é importante o movimento sindical estar inserido neste debate.

O palestrante mostrou as diferenças no Leilão do Campo de Libra entre o sistema de partilha e o sistema de concessão.

É necessário que o movimento sindical fique atento a precarização do trabalho na Petrobrás, que mais terceiriza a mão de obra e nas relações de trabalho nas novas empresas. Também é preciso que a classe trabalhadora proponha ao governo a formação de um GT para lidar com os Leilões de Libra.

A última mesa da atividade teve como apresentadora a secretária da pasta, Mara Feltes, e tratou da negociação de cláusulas de trabalho relativa à igualdade de gênero e raça. O espaço da negociação coletiva é da maior importância na determinação das regras e condicionantes das relações de trabalho.

Segundo Mara, as questões relativas à equidade de gênero e ao trabalho da mulher têm presença marcante no processo de negociação coletiva e apresentam um importante avanço. As questões relativas à equidade racial e ao trabalho do negro, embora apresentem uma evolução no processo de negociação coletiva, ainda são pouco presentes nos acordos e convenções coletivas de trabalho.

“Mesmo nos períodos em que o cenário para conquistas trabalhistas foi adverso; devido a situações como a recessão econômica, desemprego, investimentos pela flexibilização das relações trabalhistas; foi possível progredir na negociação desse tema, tanto com a introdução de novas conquistas, quanto com a melhoria de direitos já adquiridos”, disse ela.

Para concluir a secretária ressaltou a organização das mulheres e dos negros e sua participação ativa na vida sindical, em particular nas mesas de negociação, como elemento fundamental nesse processo.

Como resultado do Encontro Regional de Gênero foi formado o coletivo de gênero, da região Sul do país, com as seguintes integrantes:

No Paraná, Silvia Aprogio da Silva do Sindicato de Trabalhadores em Refeições Coletivas de Londrina como titular e Marli Babinski do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pato Branco como suplente. Maria Elisangela Moreira do Sindicato dos Empregados no Comércio Curitibanos é a titular do estado de Santa Catarina e Solange Aparecida Sandi do Sindicato dos Empregados no Comércio de Xanxerê, sua suplente. A titular do Rio Grande do Sul é Fátima Regina do Semapi e sua suplente é Julia do Sindicato das Domésticas de Pelotas.

spot_img

Últimas notícias