quarta-feira, abril 24, 2024

Nota de repúdio ao presidente Jair Bolsonaro

Leia também

É absolutamente inaceitável ver tantas vidas cerceadas por conta da inoperância de um governo que despreza o ser humano, presta tributos a torturadores e faz chacota da morte e dor alheia.

Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT e suas entidades filiadas vêm a público repudiar as ações criminosas do presidente da República, Jair Bolsonaro, que, de forma irresponsável, tem sido o principal agente impulsionador da grave crise sanitária que se instaurou no país.

É absolutamente inaceitável ver tantas vidas cerceadas por conta da inoperância de um governo que despreza o ser humano, presta tributos a torturadores e faz chacota da morte e dor alheia.

A condução da pandemia foi trágica desde o início. A triste combinação de negacionismo, balbúrdia em torno de pautas irrelevantes, silêncio sobre assuntos imprescindíveis, promoção de remédios ineficazes e o estímulo à discórdia, compuseram a receita explosiva que resultou no caos que nos assolou enquanto sociedade.

Por tudo isso, acreditamos ser essencial investigar as atitudes de Bolsonaro e apoiamos a CPI da Covid.

Se nos reportarmos à tragédia de Manaus, teremos elementos suficientes para responsabilizar o presidente pelo maior advento da violação do direito à saúde do povo brasileiro. É sabido que poucas semanas antes do colapso na capital amazonense, a Câmara de Comércio Exterior elevou o imposto de importação sobre os cilindros de oxigênio, dando cabo a uma isenção que vigorava desde o início da pandemia.

O governo foi alertado com antecedência sobre a falta de oxigênio e sua opção foi por continuar ignorando e seguir na promoção do “tratamento precoce”, inescrupulosamente criado por sua gestão para enganar o povo brasileiro.

Mas esperamos que a CPI se aprofunde e apure a campanha deliberada do presidente contra o isolamento social, medida comprovadamente eficaz para controlar a disseminação do coronavírus, sob a desculpa de “salvar a economia”.

Por último, mas não menos absurdo, tratamos do boicote à vacinação. Bolsonaro não só descredibilizou a imunização, como relegou o Brasil ao fim da fila na compra dos insumos.

Portanto, almejamos que essa CPI comprove à sociedade brasileira o que já sabemos, que o presidente da República perpetrou suas ações de forma leviana e consciente para atrapalhar o combate ao coronavírus, a fim de prejudicar adversários – muitos deles imaginários – e conseguir vantagens próprias.

O mínimo que se espera é que ele seja responsabilizado pelos inúmeros crimes de responsabilidade e desrespeito a direitos fundamentais do povo brasileiro, tendo o impeachment como a única alternativa para salvar o país do obscurantismo em que foi mergulhado.

Além disso, como forma de amenizar o sofrimento de grande parcela da nossa sociedade que ficou sem renda pela ineficiência de Bolsonaro na gestão da crise, que seja garantido o auxílio emergencial de R$ 600 para todos e todas, até o fim da pandemia.

Fora Bolsonaro! Impeachment já!

Diretoria Executiva da Contracs-CUT

spot_img

Últimas notícias