terça-feira, abril 16, 2024

Trabalhadora doméstica é homenageada com Diploma Carlota Pereira de Queirós

Leia também

Infelizmente, Lenira faleceu aos 88 anos, antes do resultado da premiação, mas teve a alegria de saber que foi indicada

Na última quarta (16), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados, homenageou com o Diploma Carlota Pereira de Queirós uma das principais figuras na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas no país:Lenira Maria de Carvalho.

Alagoana, Lenira começou a trabalhar como doméstica ainda jovem e, devido às dificuldades enfrentadas na profissão, sentiu a necessidade de formar um grupo para discutir os problemas da categoria. Em meio à ditadura, no final da década de 70, fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Área Metropolitana do Recife. No fim dos anos 80, fundou a Associação das Trabalhadoras Domésticas da capital. Também foi uma das fundadoras da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO). Na Assembleia Constituinte, foi porta-voz das reinvindicações das trabalhadoras domésticas junto ao deputado federal Ulisses Guimarães.

Ela também foi uma das mil mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz do ano de 2006, e no ano de 2019 recebeu o Título de Cidadã Pernambucana da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O Diploma Carlota Pereira de Queirós foi uma indicação do deputado federal Carlos Veras (PT), que foi votada e aprovada pela comissão.

“É com muita alegria que trago a notícia da vitória da nossa querida Lenira, um prêmio de reconhecimento a toda luta das trabalhadoras domésticas. Foi uma honra indicá-la. Lenira tirou as companheiras trabalhadoras domésticas do quartinho das casas para a história”, comemorou o parlamentar.

Infelizmente, Lenira faleceu aos 88 anos, antes do resultado do prêmio, mas teve a alegria de saber da indicação. Ela chegou a gravar o vídeo que foi veiculado no dia da premiação, falecendo quatro horas após a filmagem, no dia 3 de agosto, em decorrência de problemas cardíacos.

Assista ao vídeo

A presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, disse da importância do reconhecimento.

“Lenira teve sua vida inteira dedicada à luta das trabalhadoras domésticas e nos deixou um importante legado. Mesmo com a idade avançada, mesmo não estando sempre presente no sindicato, ela estava na retaguarda orientando as companheiras com sua experiência e sabedoria. Suas lutas históricas permanecerão sempre conosco”, garantiu.

Para o presidente da Contracs, Julimar Roberto, esse reconhecimento é um passo muito importante.

“Esse prêmio, além de enaltecer a importância do excepcional trabalho que Lenira realizou, também serve de incentivo para que outras companheiras deem continuidade à luta. Que ela receba todo nosso reconhecimento. Lenira, presente!”.

spot_img

Últimas notícias