quinta-feira, março 28, 2024

Comerciário toma posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Leia também

Adrianinho é o primeiro trabalhador do comércio, comprometido com a causa sindical, a assumir uma cadeira na ALESC

Trabalhador de cooperativa e presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Xanxerê (SC), Adriano De Martini toma posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça (21). O sindicalista assume o cargo, graças a um rodízio realizado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT/SC) que permite que suplentes exerçam mandatos temporários. No caso de Adrianinho, ele ficará no posto por 60 dias.

“Vamos trabalhar com muita vontade, afinco, dedicação e sempre ouvindo as pessoas. Fazendo com que esse mandato seja coletivo e que possa representar bem os anseios da classe trabalhadora. Me proponho a ser a voz dos comerciários na ALESC”, garantiu.

De Martini começou cedo no movimento social, ainda nos grupos de jovem da Pastoral da Juventude. Logo fazia parte da coordenação da PJ em sua paróquia e não demorou a chegar à coordenação nacional.

Da Pastoral para a luta sindical também foi um pulo. Em 2009 já fazia parte da direção do SEC Xanxerê e, no mandato seguinte, já assumia como presidente da entidade.

Em 2012, junto com a direção e a categoria, Adrianinho construiu uma candidatura a vereador pelo Partido dos Trabalhadores em seu município, sendo o quarto mais votado. Após quatro anos, consegue a reeleição com a maior votação de Xanxerê. Em 2017, assumiu a presidência da Câmara e chegou a ser prefeito interino por 11 dias.

Sempre de forma coletiva, em 2018 lançou-se como candidato a deputado estadual, recebendo 12.325 votos nominais, em mais de 235 municípios do estado de Santa Catarina.

“Meu nome para a Assembleia Legislativa foi construído pelo conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras no comércio e serviços, e também com o apoio de outras categorias. Gostaria de reconhecer e agradecer a importante participação dos companheiros e companheiras da Fecesc (Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina), englobando todos os sindicatos filiados no estado. Houve também um grande envolvimento da juventude que, através da PJ, abraçou a causa em nossa região, assim como as várias entidades que compõem o coletivo sindical, um grupo significativo da agricultura familiar e vários militantes do Partido dos Trabalhadores que, como os demais, acreditaram nessa construção”, disse.

Mantendo suas bandeiras de campanha, que são a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras; das políticas públicas para a juventude; da agricultura familiar e dos municípios, Adrianinho é o primeiro trabalhador do comércio, comprometido com a causa sindical, a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“Gostaria de dizer a toda categoria do comércio e serviços de todo nosso estado, e todos aqueles que estão nos acompanhando e torcendo, que iremos honrar a expectativa que foi gerada e também os votos que me foram confiados. Temos muitos desafios para enfrentar, principalmente nesse momento de pandemia, de desgoverno, de desemprego, fome e inflação alta. Então, nossa luta será árdua, mas me sinto preparado e estou à disposição”, concluiu.

spot_img

Últimas notícias