CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > LULA É RECEBIDO COMO CHEFE DE ESTADO NA FRANÇA E RECEBE PRÊMIO ‘CORAGEM POLÍTICA’

Lula é recebido como chefe de Estado na França e recebe prêmio ‘Coragem Política’

17/11/2021

Lula agradeceu a “cordial recepção” e destacou que “os líderes mundiais precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar os desafios com uma governança global”

Escrito por: Redação CUT

 
 
O ex-presidente Lula (PT) foi recebido nesta quarta-feira (17) pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris, com protocolo reservado só a chefes de estado, e recebeu o prêmio Coragem Política, concedido pela prestigiada publicação Politique Internacionale.
 
Crítico do presidente Jair Bolsonaro, em especial no que se refere a política ambiental,  Macron que chegou a vetar qualquer acordo comercial com o Mercosul, falando em 'crime de ecocídio' por parte do Brasil, tem com o ex-presidente um diálogo respeitoso que pode ajduar a melhorar a relação entre os dois dois país após as eleições do ano que vem, caso Lula seja eleito, como indicam todas as pesquisas.
 
No primeiro dia na França, nesta terça-feira (16),  Lula almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. À noite, ele discursou no renomado Instituto de Estudos Políticos de Paris. Lá, ele falou que o Brasil abriu mão de um projeto de soberania e está isolado no mundo. “Isso não é fruto do acaso”, comentou. “É o resultado de uma disputa pelo poder que extrapolou os limites da Constituição e do respeito à democracia, até culminar no golpe do impeachment sem crime da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e tudo o que veio depois”, disse.
 
Nesta quarta, Lula foi recebido por Macron na residência oficial do presidente e, ainda na capital francesa, foi homenageado com o prêmio Coragem Política 2021, entregue pela revista Politique Internationale.
 
Ao final da reunião com Macron, Lula agradeceu a “cordial recepção” e destacou que “os líderes mundiais precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar esses desafios com uma governança global. Dividimos preocupações como o avanço da extrema direita pelo mundo e as ameaças à democracia e aos direitos humanos”. E anotou que estiveram também na pauta do encontro “a urgência climática e questões globais como a fome e a pobreza. Também conversamos sobre o futuro da União Europeia e a integração da América Latina
 

Lula recebe prêmio Coragem Política em Paris

Por ter tirado, entre 2003 e 2011, 30 milhões de brasileiros da linha da pobreza e por “uma obra marcada pelo desejo de promover a igualdade racial e social em seu país”, Lula foi agraciado com o prêmio Coragem Política.
 
A respeitada revista especializada em política externa também destacou a resiliência de Lula diante da perseguição política e judicial da qual foi vítima, “esforços recompensados com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as suas condenações”.
 
A publicação apontou ainda que Lula “volta a encarnar a esperança aos olhos de uma grande maioria dos seus compatriotas, decepcionados com a gestão de Bolsonaro”.
 
Após a premiação, Lula concedeu entrevista coletiva à imprensa francesa e defendeu a recuperação da confiança internacional no Brasil, hoje destruída pelo atual governo. Para Lula, o país precisa voltar a participar das decisões políticas internacionais no âmbito da construção de uma nova governança global.
 
Ex-presidente Lula é recebido pelo presidente da França, @EmmanuelMacron, no Palácio do Elysée. #equipeLula
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br