CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONTRACS LANÇA CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO EM MANAUS

Contracs lança campanha de sindicalização em Manaus

07/05/2014

Café da manhã reuniu mais de 40 dirigentes

Escrito por: Contracs-Adriana Franco de Manaus

Nesta quarta-feira, dia 7, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT lançou sua campanha de sindicalização do ramo na cidade de Manaus, juntamente com a Federação dos Trabalhadores do Comércio do Amazonas (Fetracom-AM).

O evento foi realizado em um café-da-manhã que contou com a participação de mais de 40 dirigentes sindicais de diferentes sindicatos.

Elias, presidente da Fetracom-AM, destacou que a campanha é importante para o movimento sindical. “Fazer este lançamento com a Contracs e a CUT dá início ao processo de sindicalização do ramo, que tem o menor índice de sindicalizados.” Para ele, este evento fortalece os sindicatos, a federação e os próprios trabalhadores.

O presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, agradeceu à federação por retomar a organização dos trabalhadores no Amazonas e na região norte. Alci destacou a rotatividade como um grande vilão da sindicalização do ramo e destacou o desafio posto da CUT para aumentar a sindicalização em 13% atingindo 1 milhão de novos sócios.

Alci pontuou que a campanha tem uma marca própria realizada pela Contracs, mas deve ser desenvolvida por cada entidade respeitando as particularidades de cada região. “A luta é contínua porque temos que potencializar nossa luta e garantir condições dignas para os trabalhadores.”

Berenício, da CUT-Amazonas, parabenizou à federação que está trabalhando pela classe trabalhadora. O dirigente reforçou, como Alci, a questão da rotatividade como um problema para a sindicalização. “A campanha de sindicalização também fortalece a federação e os sindicatos. No entanto, a sindicalização no Amazonas é diferente devido aos custos de locomoção. Para superar o problema, é preciso ter organização.”

Valeir Ertle, secretário-adjunto de política sindical e organização da CUT Nacional, lembrou que a campanha nacional de sindicalização caminha juntamente com a campanha nacional de filiação, que tem como objetivo aumentar também o número de entidades filiadas à CUT. Valeir, que também é diretor da Contracs, frisou que o ramo do comércio e serviços tem apenas 11% de filiados à CUT. Segundo ele, isso se deve ao fato de o comércio ter a maior parte de empresas de pequeno e médio porte, o que dificulta a filiação dos trabalhadores e exige um grande trabalho de sindicalização por sua pulverização. “É importante que os sindicatos atualizem seus cadastros junto à CUT para conseguirmos efetivar a medição da campanha e aumentar a representatividade dos sindicatos das plenárias e congressos da CUT e da Contracs.”

O diretor da Contracs e dirigente do sindicato dos hoteleiros de Manaus, Wilson Paiva, afirmou que está desenvolvendo a campanha de sindicalização desde outubro de 2013.

Após a fala de outros companheiros, a campanha estava oficialmente lançada em Manaus e pronta para ir para a rua e atingir as metas estabelecidas pela CUT.  As entidades do ramo ainda receberam os materiais para poder desenvolver a campanha.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br