terça-feira, abril 16, 2024

Entidades lançam manifesto em defesa da Funai e dos seus servidores

Leia também

Condsef, Ansef e Ina, e seus sindicatos filiados, se pronunciaram pela consternação e indignação provocadas pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips

A Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), a Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef) e os Indigenistas Associados (Ina) lançaram, no último dia 17, um manifesto em defesa da Funai e de seus servidores. As entidade e seus sindicatos filiados, totalizando 198 instituições, se pronunciaram pela consternação e indignação provocadas pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips.
“Lutamos para que as investigações cheguem até a ampla cadeia de crime organizado instalada no Vale do Javari e para que nunca mais tenhamos que passar por situação semelhante, o que requer a imediata proteção dos nossos colegas indigenistas, dos Povos Indígenas e de suas lideranças, organizações e territórios”, afirmaram os signatários ao exigir que fosse dado um basta na atual gestão anti-indígena instalada na Fundação nacional do Índio.
Noutro trecho do documento, os assinantes defenderam uma Funai indigenista e para os povos indígenas, além da demarcação das terras indígenas e o fim do marco temporaȈ.
Por último, o manifesto traz uma convocação para que todos os servidores participem do Ato Nacional que acontece na próxima quinta-feira (23), a partir das 10h, nas unidades da Funai espalhadas pelos estados e Distrito Federal e encerra com as seguintes palavras de ordem:
“Justiça para Bruno e Dom!
Fora Xavier e sua gestão ainti-indigenista!
Por uma Funai que proteja os povos indígenas!”
spot_img

Últimas notícias