CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONTRACS PARTICIPA DE CURSO DE SINDICALIZAÇÃO

Contracs participa de curso de sindicalização

13/08/2014

Evento acontece em Salvador com demais confederações

Escrito por:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), juntamente com outras confederações, está construindo uma nova estratégia para ampliar a sindicalização de suas bases através do curso de formação “Trabalhadores e Trabalhadoras Unidos são Fortes, são CUT”, que iniciou no último dia 11.

A Contracs está potencializando a formação com o Sindiserviços-DF.

No segundo dia de formação, após conhecer a realidade dos participantes e de suas entidades, todos se desafiaram a pensar sobre visão e poder.

Dinâmicas, dramatizações e trabalhos em grupo provocaram o debate sobre a visão dos sindicatos na atualidade e qual a visão dos trabalhadores por eles representados. As duas visões dialogam, estão próximas?  “Com certeza um momento de reflexão, pois muitos dirigentes envolvidos com o dia a dia das entidades, agendas, lutas, compromissos reconhecem que não estão destinando tempo para ouvir mais os trabalhadores, saber como eles estão e o que pensam”, conclui Célia Regina Costa, secretária-geral da CNTSS.

Os participantes debateram o que significa poder. O que é poder para o sindicato? O que é poder para os trabalhadores e trabalhadoras? Nosso poder está aumentando ou diminuindo? “Analisando os dados de sindicalização no nosso país, apresentados pela SNO/CUT, percebemos que estamos estagnados e que precisamos mudar essa realidade, por isso a estratégia pensada para essa formação está vinculada ao aumento da sindicalização, resultando em maior poder dos trabalhadores e dos sindicatos”, afirma Lucilene Binsfeld (Tudi), Secretária de Relações Internacionais da Contracs.

Segundo Boaventura, presidente da CNTV-PS, “pensar em visão e poder é pensar no empoderamento dos trabalhadores e ter estratégias para a ação sindical.

Para José Simões, coordenador do projeto no Brasil pela SEIU, estamos no caminho certo. “É importante definir qual rumo tomar diante das dificuldades e objetivo de melhorar é fundamental”, conclui.

Um dos pensamentos de Mandela reflete essa ação: “devemos usar o tempo com sabedoria e sempre perceber que o tempo é sempre oportuno para fazer o certo”. A oportunidade para que todos pensem e usem seu tempo com sabedoria para buscar o melhor para os trabalhadores e trabalhadoras e para o fortalecimento das organizações é necessária e precisa.

Participam como convidados a Secretária de Organização da CUT PE, Jeane, e o Secretário de Organização do Sindicato da Alimentação da Bahia, Queirós.

O projeto está sendo realizado em parceria com a SEIU (Sindicato Internacional dos Trabalhadores em Serviços-EUA) e com apoio da CUT, através da Secretaria de Relações Internacionais, Organização, Formação e Comunicação.

Os desafios seguem e o próximo passo é debater: como a comunicação pode fazer a diferença nas nossas ações com objetivo de avançar nas conquistas?

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br