CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > UNI REÚNE ALIANÇA SINDICAL GLOBAL PARA DISCUTIR REDE WALMART

UNI reúne Aliança Sindical Global para discutir rede Walmart

28/08/2014

Durante seminário dirigentes sindicais elencaram conquistas e apontaram problemas trabalhistas que aguardam soluções

Escrito por: Lauany Rosa/Contracs

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), representantes do Sindicato Global e dirigentes sindicais de seis países se reuniram nesta quarta-feira, dia 27, durante a Reunião Global da Aliança Sindical UNI Walmart realizada na cidade de São Paulo. Sindicalistas da África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e do Malauí participaram do encontro e discutiram os problemas trabalhistas encontrados no Walmart de seus respectivos países.

Com o objetivo de discutir e elencar os problemas enfrentados pelos trabalhadores do Walmart em todo o mundo, o encontro visou socializar as bandeiras e as lutas, a fim de que os países atuem em conjunto contra os abusos da rede, construindo um poder estratégico formado pela união dos trabalhadores do mundo e pela luta globalizada.  

Segundo a diretora da UNI Comércio Alke Boessinger, os encontros da aliança sindical proporcionam a chance de ver, o que os sindicatos participantes querem e como farão para alcançar seus objetivos. Para tanto, cada dirigente sindical explanou as particularidades de seu país, descrevendo o funcionamento do Walmart, quantidade de trabalhadores, como se dá a organização sindical e elencando os principais transtornos, dificuldades e demandas encontrados, além de destacarem as principais conquistas.

Atualmente o Walmart é o maior empregador no setor de hipermercados do mundo. Segundo a Secretária de Relações Internacionais da Contracs, Lucilene Binsfeld, apelidada de Tudi, no Brasil, a rede é a terceira maior em faturamento e geração de emprego, ao todo são mais de 82 mil trabalhadores. “Embora tenha um grande número de trabalhadores, o Walmart prefere pagar os processos do seguir a legislação brasileira”, exemplificou Tudi, ao lembrar que a rede tem sido constantemente denunciada e processada em nosso país devido ao descumprimento das leis trabalhistas.

Os dirigentes sindicais presentes elencaram o descumprimento das convenções, o assédio moral, as disfunções, o não cumprimento de acordos trabalhistas, segurança, banco de horas e demissão em massa como os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras do Walmart do Brasil e do Mundo.

Entre as principais vitórias apontadas contra o gigante do atacado e varejo estão a readmissão de 516 trabalhadores sul africanos que voltaram a exercer suas funções após a luta e pressão do sindicato. As centrais sindicais CUT, UGT e Força Sindical se uniram e formaram uma rede para lutar em conjunto por melhorias para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio no Brasil. E os Estados Unidos que conseguiram pela primeira vez que as trabalhadoras tivessem direito a licença maternidade. Para Alke Boessinger, as conquistas são os indícios da força da luta sindical contra o gigante do comércio, e os problemas são os motivos para continuarmos lutando e buscando melhorias para os trabalhadores e unidade entre os sindicatos do mundo.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br