sexta-feira, abril 19, 2024

Revista CUT com Raça é a nova ferramenta da campanha permanente ‘Basta de racismo no trabalho e na vida’

Leia também

Lançada no mês da consciência negra, publicação auxiliará na formação de dirigentes e sindicalistas.

Embora previsto na Constituição Federal como crime inafiançável e imprescritível, o racismo ainda hoje é um dos maiores problemas enfrentados no Brasil. Segundo senso realizado pelo IBGE, mais da metade da população se denomina negra ou parda, o que faz com que massivamente a classe trabalhadora seja composta por negros e negras que diariamente sofrem com o racismo em seus locais de trabalho e de convívio.

Como forma de combater esse crime presente em nossa sociedade, a Central Única dos Trabalhadores durante a 14ª Plenária Nacional, realizada este ano, lançou em parceria com Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (CONTRACS) e as demais Confederações, a campanha permanente de combate ao racismo “Basta de racismo no trabalho e na vida”.

Com o objetivo promover o debate e ações pela igualdade racial em todas as regiões do país, a campanha foi embasada por uma nova ferramenta: a Revista CUT com Raça, lançada nesta quarta-feira (12) em São Paulo. A publicação reúne figuras históricas, artistas, intelectuais e referências do movimento negro, sindical e social que debatem o preconceito e a questão racial presentes desde os tempos primórdios em nosso país.

Desenvolvida pela CUT, a publicação foi pensada como referência em conteúdos que sejam fonte e auxiliem o combate ao racismo. “Pensamos nessa publicação como fonte de formação e informação. Esperamos que ela seja utilizada no dia a dia de nossos sindicatos”, afirmou a Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia.

Segundo o presidente da CUT, Vagner Freitas, a revista CUT com Raça foi criada com intuito de ser um instrumento de formação e reflexão na promoção de discussões políticas e educacionais. “O Brasil é um país extremamente racista, preconceituoso, injusto e desigual com a minorias. Precisamos lutar para realizar a mudança nesse cenário”.

A revista reúne textos sobre a história de lideranças negras brasileiras, como Lélia Gonzalez e Zumbi dos Palmares, ações de ativistas, artigos de dirigentes, o enfrentamento do racismo em situações cotidianas e principalmente a discussão e o combate ao racismo no ambiente de trabalho.

O pioneirismo da Contracs na criação de uma campanha de combate ao racismo é destacado na revista CUT com Raça, que também aborda os trabalhos realizados pela Confederação ao longo deste mandato e o conceito de igualdade inserido em nossos acordos coletivos. “O ramo do comércio e serviços é um dos que mais sofrem com o racismo. A maioria das domésticas e dos trabalhadores de asseio e conservação são negros e negras. Por isso, lutamos tanto contra esse crime e levamos solidariedade e força aos nossos companheiros”, destacou Alci Matos, presidente da Contracs.

A vitória da PEC das domésticas, após setenta anos de luta, também é abordada na publicação, por meio de um artigo da Secretaria de Políticas de Promoção para Igualdade Racial, Regina Teodoro. No qual, ela destaca que apesar das conquistas, a luta da Contracs continua para que a Emenda Constitucional 72 seja regulamentada com os 16 itens propostos para os trabalhadores e trabalhadoras domésticas, entre eles o FGTS, o seguro-desemprego e o pagamento de horas extras.

Durante o lançamento da revista, Regina destacou que as ações de combate ao racismo e promoção de igualdade precisam chegar a todos os ramos da CUT. “Estamos lutando para trazer essas questões à tona e incentivamos a cobrança e a denúncia dos casos de racismo aos órgãos responsáveis”.

O lançamento da revista CUT com Raça, os seminários e debates sobre as possíveis ações para combater o racismo e a discriminação, integram a campanha permanente “Basta de racismo no trabalho e na vida” e as atividades desenvolvidas pela Central Única dos Trabalhadores no mês da consciência negra  visam o incentivo a luta contínua pela igualdade racial.

spot_img

Últimas notícias