CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOVA DIRETORIA DA CONTRACS REALIZA ANÁLISE DE CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL

Nova diretoria da Contracs realiza análise de conjuntura política e social

13/05/2015

Secretários e diretores participaram do momento político que avaliou a atual situação econômica e sindical brasileira

Escrito por: Contracs/ Lauany Rosa

Na tarde desta terça-feira, dia 12, os novos secretários e diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) participaram da análise de conjuntura realizada na subsede da Confederação em São Paulo. O momento político antecedeu a cerimônia de posse da nova diretoria que assumiu a Confederação ciente da responsabilidade de estar à frente de um cargo de confiança em um momento político brasileiro e sindical delicado.

O coordenador de atendimento técnico e sindical do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Airton Santos, analisou o momento econômico brasileiro diante do atual cenário político que estamos vivendo. Em sua avaliação, as mudanças ocorridas na economia e no cenário político desde a era Lula até o atual mandato da presidenta Dilma Rousself demostra que somos geridos por um governo popular reformista, com preocupações sociais que atua como um grande mediador na luta de classes existente na sociedade.

Durante sua fala, o coordenador técnico do Dieese, analisou principalmente a política nacional e internacional e os impactos que elas causam ao mercado de trabalho brasileiro. “O estagnamento econômico mundial causa alta nos preços que atrelado a falta de chuva, ao aumento da água, da luz e ao possível racionamento de energia torna-se um dos principais motivos do desemprego”.

Segundo Santos, a imprensa repercute e potencializa esses acontecimentos para fortalecer os argumentos da direita que esperava por um momento de fraqueza do governo desde a derrota de Fernando Henrique Cardoso. “Assim que as adversidades começaram a surgir para o Brasil, eles (direita) começaram a atacar e se fortalecer. Estamos em uma situação que de um ponto de vista político, social e econômico não é nada boa”. Santos ressaltou ainda que estamos reféns de um Congresso Nacional conservador que prega um projeto neoliberal de exclusão social.

Em contrapartida, o secretário adjunto de administração e finanças da CUT, Donizete da Silva, ressaltou a importância das Confederações e de todos os sindicatos se manterem fortes e unidos na luta diante da atual situação política brasileira. “Temos que permanecer firmes na luta pela reforma política e pela democratização da mídia. Não podemos deixar que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) continue manipulando a população com informações erradas”.

Donizete ressaltou que a Contracs é umas cinco maiores confederações da CUT e que o ramo de comércios e serviços também está entre os maiores da Central. Ele lembrou a todos os presentes a importância de permanecerem na luta contra a terceirização e a PL 4.330 que irá atingir em cheio todos os trabalhadores e principalmente os nossos ramos.

Ele enfatizou também, a importância de o meio sindical estar mobilizado contra as Medidas Provisórias 664 e 665 que ferem diretamente os direitos dos trabalhadores por modificarem o acesso a benefícios previdenciários como abono salarial, seguro desemprego e auxílio doença.

O presidente reeleito da Contracs, Alci Matos Araújo, destacou a importância da diretoria iniciar o mandato com uma análise de conjuntura. “O objetivo é proporcionar o debate e instigar cada companheiro e companheira a refletir sobre nossa atual situação. Temos que estar muito bem articulados politicamente para enfrentarmos esse mandato e defendermos com afinco os interesses da classe trabalhadora”.
 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br