sexta-feira, março 29, 2024

Encontro Regional Sul celebra os 25 anos da Contracs

Leia também

Entidades se reuniram durante 66ª Plenária da Fecesc.

Na última quinta-feira (25), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) iniciou as comemorações de seu Jubileu de Prata durante a 66ª Plenária Estadual dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina e juntamente com as entidades filiadas da região sul do País.

O presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, compôs a mesa de debates que foi composta por Marli Segato Babinki, suplente de conselho fiscal da Contracs; Evandro Pegoraro, vereador por Concórdia/SC e foi por muitos anos dirigente do Sindicato dos Comerciários de Concórdia; Lucilene Binsfeld, diretora e ex-presidenta da Contracs; Francisco Alano, representante do conselho federativo e ex-presidente da Contracs e Neudi Giachini, secretário de assuntos culturais de esporte e lazer da Contracs e presidente da CUT-SC.

Alci Matos Araujo expôs uma apresentação mostrando a história e trajetória da Confederação, emocionando aos presentes e criando um clima especial de lembranças e memórias. Foi nesse ambiente de confraternização e emoção que os dirigentes lembraram seus momentos mais especiais junto à Contracs na luta pelos direitos dos trabalhadores.

O então presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, falou da grandeza da entidade, de suas dificuldades e conquistas e da atuação da entidade, que se faz pela prática dos dirigentes, com liberdade e autonomia sindical conforme a linha CUTista seguida pela confederação.

A diretora da Contracs Marli Babinski, que é dirigente do Sindicato dos Comerciários de Pato Branco (PR), ressaltou que a marca da entidade está na excelência da equipe. Em sua fala, a dirigente também agradeceu pelos anos de aprendizado dados pelo movimento sindical e pela Confederação, que tem muitas bandeiras como a questão de gênero, raça, saúde, entre outras.

O vereador de Concórdia, Evandro Pegoraro, parabenizou a Contracs pelos seus 25 anos e ressaltou a importância da Confederação para as conquistas dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A ex-presidenta Lucilene Bisnfeld, e então diretora da Contracs, comparou que falar da confederação é o mesmo que falar de sentimento e emoção. A diretora lembrou de sua participação na primeira atividade em São Paulo no ano de 1997 durante o primeiro encontro da mulher comerciária. Tudi, como é conhecida no movimento sindical, também fez questão de registrar que ao longo da trajetória da entidade houve a perda de vários companheiros/as como Corassa, Bráulio, Paiva, Germano e tantos outros.

Para o diretor Neudi Giachini, o diferencial da Contracs está na sua organização, de caráter plural e forjado por muitas mãos de trabalhadores/as do comércio e serviços. O dirigente sindical lembrou ainda de vários companheiros responsáveis por esse processo de construção da entidade e citou Alano, Castanheira, Corassa, Roselaine e outros companheiros. Neudi destacou que reafirma seus ânimos em continuar na luta pela Confederação como atual e recém eleito Secretário de Assuntos Culturais, Esporte e Lazer.

O ex-presidente Francisco Alano reiterou que falar da Contracs é falar de emoção. O dirigente, que fez parte do início da construção da entidade, relatou os primeiros passo da Confederação – desde a ideia até a criação do Departamento Nacional dos Comerciários dentro da CUT, onde eram guiados com muita determinação e garra para avançar em seu crescimento. O atual representante do conselho federativo afirmou com convicção que os 25 anos dedicados ao projeto de construção da confederação valeram a pena. Após sua fala, Alano entregou uma placa comemorativa ao presidente Alci Matos Araujo, homenageando os 25 anos da Confederação.

Após as falas da mesa, os companheiros presentes na plenária aproveitaram o momento para fazer mais resgates históricos, onde a história de cada um se unia à história da confederação (leia os box da matéria).

Para finalizar o evento, Alci fez a última fala saudando os presentes e agradecendo a acolhida. O presidente da Contracs destacou a importância da regional sul no projeto coletivo de criação da Contracs e pelo enfrentamento contínuo dos companheiros e companheiras em defesa da classe trabalhadora do comércio e serviços.

spot_img

Últimas notícias