quarta-feira, abril 24, 2024

25 anos da CONTRACS no Estado do Amazonas… A chegada da Região Norte

Leia também

Confederação celebra seu Jubileu de Prata junto às entidades do Norte do País.

Em continuidade às comemorações festivas de seu Jubileu de Prata, a Contracs realizou no último dia 02 de uma tarde de debate e memória da história de lutas e conquistas na sede da Fetracom-Amazonas. O debate ressaltou ainda o fortalecimento e crescimento da região norte na nossa confederação. Também foi apresentado aos presentes uma exposição fotográfica da construção e história da Contracs/CUT.

Na abertura do evento, marcaram presença o coordenador da Região Norte e presidente da Fetracom-AM Elias Sereno; o presidente da CUT-Amazonas Valdemir Santana; o chefe de gabinete do Deputado Estadual José Ricardo, Jerson Queiroz; o presidente do Sindeetur-AM Rocilda da Silva; diretor da CONTRACS e Secretário Adjunto da SNO da CUT Nacional Valeir Ertle e o presidente da Contracs Alci Matos Araujo.

Com uma mesa de abertura com companheiros e companheiras representantes locais, representantes nacionais e de parlamentares, a atividade contou com a presença de mais de 50 pessoas representantes das entidades filiadas do estado, que aplaudiram o vídeo “CONTRACS 25 anos de lutas e conquistas”

O Encontro também contou com o importante debate sobre o PLC 030 da Terceirização, que diante da conjuntura de enfrentamento se faz necessário aproveitar todos os momentos para potencializar a ação sindical.

Inaldo Seixas, técnico do Dieese na região amazônica, explanou que desde a construção da Constituição Federal, o debate da terceirização pode ser o principal momento de debate sobre os direitos dos trabalhadores. Caso seja aprovada, a proposta de Sandro Mabel trará tamanha reestruturação nas relações de trabalho, impactos nos números sociais e econômicos que se iguala em nível de importância ao período da Constituição Federal.

Em seguida Alci Matos resgatou a evolução da CONTRACS durante os anos. O presidente explicou que desde 1987 apenas alguns estados discutiam a construção de um Departamento Nacional e hoje, em 2015, a Confederação é uma realidade do comércio e serviços presente nas 5 regiões do País. “Suas lutas e bandeiras foram sendo construídas com muitas mãos, muitos companheiros e companheiras que hoje são chamados a comemorar esse Jubileu de Prata.” destacou.

Ao final do encontro, Alci agradeceu a acolhida da Federação para este importante evento, agradeceu aos presentes e convidou a todos para visitar a exposição fotográfica “25 anos da Contracs” e a refletirem sobre a frase da apresentação “Vamos repensar juntos os próximos 25 anos?”

spot_img

Últimas notícias