CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > REDE SINDICAL DE TRABALHADORES NO MCDONALD’S É FORMADA

Rede Sindical de Trabalhadores no McDonald’s é formada

24/08/2015

Encontro aconteceu na cidade de Brasília, em conjunto com a Audiência Pública no Senado Federal que debateu as relações trabalhistas na empresa

Escrito por: Camila Crespo/ Contracs

Na última sexta-feira, 21 de agosto, em Brasília, no Distrito Federal, sindicatos representantes dos trabalhadores na rede de fastfood McDonald’s debateram a importância da formação de uma rede sindical, além de falarem sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores e as dificuldades da atuação sindical frente as franquias da rede.

O presidente da Contracs, Alci Matos Araújo expôs aos participantes como se dá a organização em redes sindicais, uma experiência desenvolvida pela CUT Nacional com vários ramos de atividade, e existente na Contracs em várias multinacionais do comércio e do setor hoteleiro. Alci explicou que o trabalho em rede aumenta o potencial da ação sindical, fortalece o sindicato, cria uma abertura de diálogo social, melhora a negociação coletiva e possibilita que os trabalhadores interajam com informações dos diversos locais do Brasil e de outros países.

Ele destacou ainda que o principal objetivo da rede é o intercâmbio de informações e a atuação unitária do movimento sindical. O que conforme as experiências já realizadas, proporcionaram avanços significativos aos trabalhadores.

O coordenador de campanha da SEIU – Sindicato dos Estados Unidos do que representa o setor de serviços - José Simões realizou um debate importante sobre a atuação da empresa em nível mundial. Ele explicou que nos Estados Unidos o McDonald’s confeccionou uma cartilha dirigida aos trabalhadores na qual os orienta sobre como gerir os baixos salários. Entre as propostas presentadas pela cartilha estão os gastos mínimos com a saúde e a busca do segundo emprego.

Simões expôs também a campanha #Semdireitosnãoélegal desenvolvida pela SEIU com entidades parceiras no Brasil e em outros 20 países. A campanha busca ampliar o salário nos Estados Unidos para U$ 15,00 dólares.  

Segundo os levantamentos realizados no Brasil, o McDonalds e suas franquias empregam aproximadamente 50.000 trabalhadores, dos quais, 70% são jovens com salários próximo ao mínimo. O trabalho realizado por eles é precário e há muitos relatos de queimaduras adquiridas devido a limpeza das chapas quentes, bem como denúncias de manuseio de lixo sem o uso de equipamentos de proteção, medidas que tem causado adoecimento dos jovens.

Gerardo Iglesias UITAA UITA - Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación, Agrícolas, Hoteles, Restaurantes y Afines, entidade da qual a CONTRACS é filiada, também participou do evento. O companheiro da entidade Gerardo Iglesias realizou um debate sobre a globalização, no qual explicou o crescimento das multinacionais e fez uma reflexão sobre globalizadores e globalizados, ressaltando que os impactos da globalização são diferentes conforme a situação do trabalhadores.

Ao final do encontro, os trabalhadores presentes optaram pela criação da Rede Sindical de Trabalhadores do McDonald’s. Foi elaborado um plano de ação para esse semestre e definidas as parcerias necessárias para iniciar os trabalhos.

Antonio Carlos da Silva Filho, diretor responsável pelo setor na Contracs, destacou a importância do encontro frente à atuação do McDonald’s. Para ele, considerando que a empresa tem uma filosofia de trabalho que impacta na organização de outras empresas, ou seja, ela influência o mercado, somente uma atuação conjunta e unitária do movimento sindical possibilitará programar novas regras de trabalho nesta empresa.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Facebook Twitter Contracs Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Conexão Sindical Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br