sábado, abril 20, 2024

Comitês de trabalhadores da Contracs se reúnem para planejar estratégias sindicais

Leia também

Encontro Nacional das Redes Sindicais ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro em São Luiz do Maranhão

Reunindo comitês de trabalhadores das empresas WalMart, Carrefour, C&A, SHVGAS, Accor, Mcdonalds, Cassino e Cencosud, o Encontro Nacional das Redes Sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) ocorreu na cidade de São Luis, no estado do Maranhão, nesta quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de novembro.

No primeiro dia do encontro de redes, diversos temas foram debatidos entre os participantes. Entre eles, o fluxo do capital no mundo e a influência das transnacionais sobre a organização dos Estados apresentado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (DIEESE), que proporcionou um resgate histórico da organização do capital por meio de explanações sobre a 1ª Guerra Mundial, a crise econômica de 1929 e a 2ª Guerra mundial.

O crescimento do e-commerce e a importância das normas regulamentadoras frente ao debate da reestruturação do mercado de trabalho no ramo de comércio e serviços foi debatido pelos representantes das entidades sindicais internacionais, Jaqueline Leite, da UITA e Gustavo Triani, da UNI. O tema proporcionou debates sobre os novos desafios da atuação do sindicalismo frente às novas tecnologias e suas implicações na organização local do trabalho, com desdobramentos para à saúde dos trabalhadores.

Após os debates a Contracs apresentou aos presentes, a Campanha de Ação Global e Defesa do Trabalho Decente para as Camareiras. A campanha é uma parceria da confederação com a UITA, que realiza de 02 a 06 de novembro, uma ação em todo o mundo com atividades formativas, debates e diálogo com as trabalhadoras sobre a luta pelo trabalho decente.

O momento mais marcante do encontro foi a apresentação do vídeo “Memorial da Democracia” que resgata a história do nosso país, por meio dos companheiros que são ícones da representação das lutas populares em defesa da democracia. Após o vídeo, os dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de participar de um momento formativo e fazer uma reflexão sobre as lutas sindicais.

O segundo dia do encontro foi marcado pelo estabelecimento de um plano de ação coletivo, que visa uma melhor atuação nas empresas multinacionais. O plano tem como objetivo avaliar e realinhar o planejamento estratégico e realizar a formação das coordenações dos comitês de trabalhadores sindicais.

Mais de 50 dirigentes sindicais participaram dos dois dias do encontro e representaram os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

spot_img

Últimas notícias