sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs faz ato em solidariedade internacional aos trabalhadores da Cencosud no Peru

Leia também

Entidade enviou carta à empresa pedindo respeito aos direitos

A direção nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), reunida em Mongaguá (SP), manifestou-se em um ato de solidariedade internacional aos trabalhadores/as da rede Censcosud no Peru, que há 20 meses estão em negociação por melhores condições de trabalho.

Para a Contracs, as práticas antissindicais cometidas pela empresa não são aceitáveis. Em carta ao gerente de recursos humanos da empresa, Jose Carlos Ascarza Revoredo, a confederação pede que a empresa garanta condições necessárias para assegurar o respeito aos trabalhadores/as e para que eles possam exercer seu direito de se sindicalizar sem serem perseguidos, suspensos ou castigados.

Eliezer Gomes, secretário de relações internacionais da Contracs, destaca que esta é mais uma ação da confederação para denunciar a prática antissindical da empresa. Segundo o dirigente, a exploração selvagem aos trabalhadores desta empresa acontece em vários países tais como Brasil, Colômbia e Chile. “Os trabalhadores estão tentando negociar e a empresa se recusa a negociar e ainda está cometendo reprimenda aos trabalhadores, demitindo sindicalistas e praticando perseguição. Por isso, a Contracs se irmana com outros sindicatos do mundo todo em solidariedade aos trabalhadores da Cencosud.”

O secretário de relações internacionais da Contracs reiterou que além da denúncia junto à sociedade, a Confederação está notificando a empresa através de uma carta como forma de sensibilizar sobre o problema. “Achamos que o diálogo social é a maneira de conseguirmos avançar na negociação e garantir o direito dos trabalhadores e trabalhadoras.”

A Contracs acredita que a construção de uma sociedade justa e digna para todos e todas passa pela garantia do trabalho decente, o respeito e o diálogo social.

Para ler a carta, clique aqui.

spot_img

Últimas notícias