quinta-feira, março 28, 2024

Direção da Contracs realiza planejamento de ações para os próximos anos

Leia também

A direção nacional da Contracs se reuniu para elaborar o planejamento do plano de ações dos próximos quatro anos.

Nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de dezembro, a Direção Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) esteve reunida no Centro de Formação e Lazer, na cidade de Mongaguá, no litoral de São Paulo, para planejar o mandato da Confederação para os próximos quatro anos.

No primeiro dia de atividades, os palestrantes Adalberto Silva do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE) e Jacy Afonso ex-dirigente da Central Única dos Trabalhadores fizeram uma análise da atual conjuntura política e econômica nacional.

Sobre o tema negociação coletiva Adalberto destacou que ao longo do ano de 2015 constatou-se uma queda nas porcentagens do ganho real dos reajustes salariais. A resistência do setor patronal nas mesas de negociações para garantir direitos e as propostas precarizantes para as relações de trabalho foram outros pontos negativos apontados.

Para Jacy Afonso agora é o momento de repensar sobre as estratégias e ações sindicais frente a onda neoliberal que assola o país e projeta desemprego com desinformação para a classe trabalhadora.

Após a análise de conjuntura e todos estarem cientes sobre o atual cenário, o planejamento de atividades e ações do ramo do comércio e serviços ocorreu na perspectiva de compreender a realidade de nossas categorias no cenário de enfrentamento das forças reacionárias. O setor patronal que possuí novas estratégias econômicas para manutenção das suas margens de lucro também foi avaliado.

Organizado de forma regional o planejamento mapeou as potencialidades e necessidades para as ações sindicais. A partir desta avaliação, a direção elaborou um plano de trabalho nacional com o objetivo de avançar na organização sindical, formação política e na ampliação e defesa dos direito dos trabalhadores.

spot_img

Últimas notícias