quarta-feira, abril 24, 2024

Contracs contribui com capacitação em homologação na Bahia

Leia também

Sindicato teve necessidade de capacitar novos diretores e o corpo de funcionários

Com o crescimento da região Oeste da Bahia, a direção do Sindicato dos Comerciários de Barreiras/BA decidiram em ampliar a atuação da entidade junto aos trabalhadores com abertura de subsedes. Neste processo, surgiu a necessidade de capacitar os novos diretores liberados, bem como o corpo de funcionários para o atendimento e a realização da homologação.

Com a parceria da CONTRACS, foi realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2016, o Curso em homologação com a contribuição do formador homologador Rogério Gomes Silva que abordou a legislação trabalhista, os termos obrigatórios, quais os deveres e cuidados da entidade sindical e teve como metodologia o uso de exemplos reais a partir da experiência do Sindcob/BA.

Rogério trouxe reflexões importantes. Explicou que um agente homologador tem que ter um olhar individual e coletiva para cada rescisão de trabalho, pois um descumprimento em uma rescisão pode demonstrar uma prática de uma empresa, cabendo uma ação sindical e jurídica coletiva.

Os participantes se envolveram positivamente com os temas, com vários questionamentos sobre cartas de prepostos (armadilhas dos empregadores), rescisões de trabalhadores analfabetos, em situação prisional, rescisões com menos de um ano de contrato, bem como o cuidado com o uso de dados retificados e ressalvas.

A forma de trabalho dialogada, proporcionou ao Sindcob (dirigentes e funcionários) perceberam a necessidade de elaborar coletivamente uma circular com normas e orientações para o atendimento, tanto para uso interno como para as empresas e escritórios de contabilidade visando a melhoria no atendimento ao trabalhador.

spot_img

Últimas notícias