quinta-feira, março 28, 2024

Contracs lança Cartilha do Trabalho Seguro

Leia também

Publicação tem como objetivo subsidiar dirigentes e entidades na prevenção de doenças e acidentes de trabalho

Na noite desta quinta-feira (16), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) lançou a Cartilha do Trabalho Seguro, que tem como objetivo preparar os dirigentes do ramo para atuar na prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

Ao iniciar as falas da mesa de lançamento da cartilha, o juiz do TRT-PE Hugo Melo Filho destacou que a redução de acidentes de trabalho deve ser a chamada. O magistrado parabenizou a Contracs pela iniciativa através da cartilha e citou que estas iniciativas são muito importantes.

A diretora da Contracs e trabalhadora doméstica Luiza Batista Pereira destacou a importância do momento, especialmente porque faz pouco tempo que as trabalhadoras/es domésticas/os possuem direito ao auxílio-acidente de trabalho reconhecidamente como direito. Luiza lembrou que o reconhecimento dos direitos das trabalhadoras domésticas foi uma luta árdua e importante, do qual a Contracs fez parte e contribuiu de forma fundamental.

O desembargador Francisco José Gomes, do TRT-CE, destacou o Programa do Trabalho Seguro, do qual faz parte. “Minha preocupação é de que o trabalhador fique doente. Tenho feito do projeto do Trabalho Seguro meu projeto de vida e tenho lutado para conscientizar o trabalhador sobre a importância de preservar sua vida.” O desembargador ainda lembrou que a elaboração da publicação partiu do seu convencimento para que a Contracs fizesse uma cartilha para evitar doenças no ramo do comércio e serviços porque o Brasil é campeão em acidentes de trabalho.

Representando a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), que promove ações na prevenção e pesquisa de doenças e acidentes de trabalho, Dionisio Leone Lamera parabenizou a iniciativa da confederação em elaborar a cartilha e em mostrar os riscos que são possíveis de ser prevenidos. Dionísio lembrou que a prevenção de doenças e acidentes de trabalho é de responsabilidade do empregador. “Todos os profissionais conhecem os seus riscos e muitas vezes são obrigados a desenvolver o trabalho porque precisam do seu trabalho para promover o seu sustento e de sua família.”

O secretário de políticas sociais da Contracs José Vanilson Cordeiro afirmou que a publicação pode ser uma ferramenta para trabalhar com a base. “Com certeza teremos frutos colhidos por dar condições ao trabalhador com estas informações e cobrar dos empregadores a adoção de medidas.”

O secretário de saúde e segurança do trabalhador da Contracs, Domingos Braga Mota, enfatizou que a saúde e a segurança do trabalhador é um tema central na Contracs. “Com a cartilha, a direção da Contracs deve ir à base dialogar com os trabalhadores.” Domingos destacou a participação do TRT-CE na iniciativa e agradeceu a missão dada para elaborar o documento. O dirigente finalizou reiterando que atuar em prol da saúde do trabalhador é fazer luta de classe.

O presidente da Contracs Alci Matos Araujo disse que foi um desafio preparar em tão rápido tempo a Cartilha do Trabalho Seguro. “Precisamos trabalhar o conceito do trabalho seguro e implementar uma nova dinâmica no local de trabalho. Queremos nos aliar à todas as frentes de trabalho para evitar pressões contra os trabalhadores e más condições de trabalho.” Embora estivesse finalizando a cerimônia, Alci destacou que o lançamento da cartilha é como a abertura de uma responsabilidade e não como um encerramento ao publicar e lançar o documento.

A Cartilha do Trabalho Seguro foi distribuído às entidades presentes no II Encontro Nacional Jurídico da Contracs e será enviado a todas as entidades filiadas à Contracs.

Caso queira receber a cartilha, clique aqui.

Para baixar a cartilha, clique aqui.

spot_img

Últimas notícias