CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS A CONTRACS LUTA PELA AMPLIAÇÃO DE DIREITOS DOS TRABALHADORES/AS

Há mais de duas décadas a Contracs luta pela ampliação de direitos dos trabalhadores/as

15/07/2016

São 26 anos de lutas, conquistas, bandeiras erguidas, mobilizações, trabalho e compromisso pela ampliação de direitos dos mais de três milhões de trabalhadores/as de todo o Brasil

Escrito por: Lauany Rosa/ Contracs

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) comemora nesta sexta-feira (15), 26 anos de existência. São mais de duas décadas de lutas, conquistas, bandeiras erguidas, mobilizações, trabalho e compromisso pela ampliação de direitos dos mais de três milhões de trabalhadores/as do ramo do comércio e serviços de todo o Brasil.

A trajetória da entidade começou em junho de 1990, com a criação do Departamento Nacional dos Comerciários (DNC), que anos depois se transformaria na Contracs. O DNC nasceu durante o primeiro Congresso Nacional dos Comerciários Cutistas, com a missão de debater, lutar e transformar a realidade dos comerciários do Brasil, por meio de uma representação sindical forte, de base para base e verdadeiramente voltada para as necessidades dos trabalhadores/as.

“Antes não havia um diálogo voltado ao ramo do comércio e serviços. Com o nascimento da Contracs as categorias passaram a se organizar e foi criada uma relação com os sindicatos de base e com toda a classe trabalhadora. Hoje nosso maior patrimônio são os trabalhadores/as e os funcionários de nossa Confederação”, contou o secretário Geral da Contracs, Antonio Almeida.

Desde que foi fundada, a Contracs traz para o centro do seu programa a compreensão de que a luta econômica não encerra a luta política. Os ganhos salariais não concluem a luta sindical, mas contribuem para legitimar o questionamento ao imperialismo, à hegemonia capitalista e às diversas formas de opressão. Ao longo de sua existência, a entidade tem relacionado a luta econômica com a busca de igualdade social e política, e tem acreditado que jamais podemos parar de lutar pela ampliação de direitos e pelo Brasil que queremos.

A Contracs consegue dialogar com jovens, adultos e idosos e ao longo dos anos tem trabalhado com uma linha de comunicação com a população, tornando-se assim uma entidade consciente de que vivemos em uma sociedade com projetos em disputa.  O olhar da Confederação está além dos trabalhadores, e alcança a população como um todo, como ocorreu durante a coleta de assinatura nas ruas em favor dos direitos das domésticas na campanha 12 para 12, a coleta de votos pelo fim do imposto sindical e nas manifestações dos movimentos sociais pelo fortalecimento do SUS.

Uma das maiores conquistas da Contracs ocorreu durante a cerimônia de posse da direção 2011-2014, quando foi entregue o registro sindical da entidade. A carta sindical era uma luta antiga de muitos companheiros/as de todo o país, que desde 1990, lutaram para que a Contracs representasse de fato os anseios dos trabalhadores/as e que contribuísse para uma organização sindical forte e democrática, com princípios de liberdade e autonomia sindical.

“A vontade de crescer e representar os trabalhadores no comércio e serviços fez com que a gente pudesse dar novos rumos ao ramo, descentralizar, ampliar a democracia interna e valorizar os aspectos que nós temos que são os setores. Nós temos tentado proteger e permear nossas categorias, por meio da valorização do ramo que nós temos aqui, por meios dos trabalhadores/as e na busca por condições dignas trabalho”, ressaltou o presidente da Contracs, Alci Matos Araujo.

No decorrer de sua história, a Contracs tem lutado para fortalecer a liberdade e a autonomia sindical, e a valorização do trabalho de homens e mulheres, num ambiente democrático, no campo e na cidade. E neste momento, ela se desafia a crescer ainda mais, a representar mais trabalhadores/as, sindicatos e federações para juntos lutarem pela ampliação de direitos.

“Nós não estamos tratando só de capital e trabalho, nossa atividade é de organizar, se comprometer, lutar e defender os direitos dos trabalhadores no parlamento, no trabalho e não perder a insígnia do trabalho decente”, afirma Alci.

Para o secretário de Administração e Finanças da entidade, Nasson Antonio de Oliveira, a Contracs ainda tem que crescer muito e criar mais e melhores condições para os trabalhadores do ramo do comércio e serviços. “Por meio da formação política, mobilizações, da divisão por setores e da criação das regionais conseguimos chegar num patamar mínimo de trabalho. Agora precisamos desenvolver esses projetos iniciados para que com o decorrer dos anos nos tornemos um dos maiores ramos da CUT”.

A organização dos trabalhadores na luta contra as opressões sempre fez parte da história da Contracs. O enfrentamento cotidiano entre trabalho e capital exige cada vez mais preparo de nossos trabalhadores sindicalistas no exercício do trabalho de base, e é neste contato diário que os dirigentes se fortalecem e ganham os corações e a mente desses trabalhadores/as. Hoje a Contracs celebra 26 anos de história e de luta para conquistar cada vez mais militantes para o projeto sindical e social que visa uma sociedade mais igualitária e justa.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br