quarta-feira, abril 24, 2024

Livro sobre o golpe no Paraguai é lançado na subsede da Contracs

Leia também

“Curuguaty – carnificina para um golpe”, do jornalista Leonardo W. Severo, conta a luta do povo paraguaio em defesa da democracia e soberania do país.

O livro “Curuguaty – carnificina para o golpe”, do jornalista Leonardo Wexell Severo, foi lançado na última sexta-feira, dia 15, na subsede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT). O livro aborda o processo de golpe vivido pelo Paraguai e relata com detalhes a luta da população em defesa da democracia e soberania do país.

 

A obra reúne uma série de reportagens realizadas no período de 2012 a 2016, pelo jornalista, assessor da presidência da Confederação Sindical Internacional (CSI) e da Secretaria de Relações Internacionais da CUT, Leonardo Severo, sobre o processo vivido pelo Paraguai. As histórias retratam a resistência dos movimentos sociais da pátria Guarani para fazer valer os direitos dos camponeses.

 

O livro-reportagem é uma denúncia ao golpe realizado pelo capital monopolista nacional paraguaio em aliança com os cartéis transnacionais. Um escrito em solidariedade aos 11 trabalhadores sem-terra de Marina Kue que se tornaram presos políticos do governo de Horacio Cartes, por tentarem fazer valer os seus direitos e se manterem firmes na defesa da reforma agrária.

 

Segundo o autor, mais do que denunciar um processo-farsa que mantém trabalhadores rurais privados de liberdade a quatro anos, o livro dá voz aos que foram silenciados por Cartes. “Publico aqui parte da meia centena de artigos e reportagens que realizei ao longo do julgamento, que acompanho na qualidade de Observador Internacional. Acredito que da mesma forma que conseguimos nos unir e libertar Mandela, quando ele ainda era um desconhecido, e que conseguimos ajudar os trabalhadores cubanos, juntos conseguiremos contribuir com a imediata liberação dos sem-terra condenados injustamente”.

spot_img

Últimas notícias