sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs realiza oficina de formação sindical para novos dirigentes

Leia também

Oficina de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) atinge filiados do Centro-Oeste

Potencializar a excelência na formação das lideranças representativas dos trabalhadores/as do ramo do comércio e serviços também é uma premissa da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT). Sendo assim, a Secretaria de Formação realiza entre os dias 13 e 16 de setembro mais uma edição das Oficinas Formativas em Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). Durante o curso que acontece no Clube dos Comerciários em Brasília, os novos dirigentes se preparam para os enfrentamentos que a classe trabalhadora terá pela frente face às propostas do governo usurpador de Michel Temer, que já anunciou uma série de ataques aos direitos dos trabalhadores.

Com a realização das oficinas sob a coordenação da Contracs, em parceria com a Escola Centro-Oeste de Formação da CUT (ECO/CUT), os educadores Jodat Jawabri e Cesar Azevedo dão um passo importante na qualificação dos trabalhadores no que diz respeito à formação política dos participantes. Com palestras, dinâmicas de grupos, leituras complementares, debates e vídeos, eles abordam temas como análise de conjuntura e organização no local de trabalho; fundamentos do capitalismo e o surgimento das classes sociais; a história da luta dos trabalhadores no Brasil, o papel da Confederação e dos sindicatos filiados.

O enfrentamento agora é outro
A luta pela democracia é uma pauta atual do movimento sindical. Sob a perspectiva de ir além da formação dos trabalhadores em suas categorias, o momento busca prepará-los para uma nova compreensão de luta e a necessidade da união classista de todos os trabalhadores. “Os embates que se aproximam nos obrigam a termos uma organização que perpasse as categorias, pois o enfrentamento requer a participação de toda a classe trabalhadora. Mais do que qualquer outro momento, precisamos da união de todos”, comentou Roberto Miguel, membro da Escola de Formação da ECO CUT.

Para o secretário de formação da Contracs, Olinto Teonácio, a Confederação está ciente que o golpe não se consumou com o impeachment e, por isso, vem atuando na formação dos filiados. “Primamos pela formação dos dirigentes seguindo a essência CUTista na condução. Dessa forma, somamos as ideias dos que começam no sindicalismo aos mais experientes no ramo do comercio e serviço”, explica Olinto.

Para o secretário geral do CUT-Brasília, Rodrigo Rodrigues, a classe trabalhadora pode concluir definitivamente que o movimento sindical terá enfrentamentos nunca vistos para os próximos anos. “A elite política jamais aceitou que a classe dos trabalhadores usufruísse de seus privilégios. Como estratégia, promoverão o enfraquecimento e a exclusão dos trabalhadores/as e, para isso, farão todo o esforço para enfraquecer o movimento sindical”, comenta.

Diante do grave momento político que o Brasil vive, sob a ameaça constante da ruptura da democracia e de direitos socais e trabalhistas, a Contracs cumpre o papel de combater todas as ações nefastas de um governo ilegítimo e golpista, hoje sob a representação de Michel Temer. Portanto, entende que mais importante que botar o bloco na rua, é preciso, antes, preparar o exército que terá como armas, o conhecimento de seus direitos e a consciência de uma sociedade mais justa e igualitária e, principalmente, a capacidade de se indignar com as injustiças que estão sendo postas e sair às ruas com o poder de convencimento de que a democracia será reestabelecida.

spot_img

Últimas notícias