quinta-feira, março 28, 2024

Contracs realiza oficina com foco nos trabalhadores/as nas fronteiras

Leia também

Objetivo é planejar ações sindicais para o fortalecimento da classe trabalhadora

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) realizou, no dia 15 de setembro de 2016, a Oficina sobre os Setores do Comércio e Serviços nas Fronteiras da Região Sul. O evento ocorreu na Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina – FECESC, na cidade de Florianópolis/SC e contou com a participação de dirigentes de 14 entidades sindicais do setor do comércio e serviços para debater a situação dos trabalhadores/as nas fronteiras do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e planejar ações sindicais para o fortalecimento da classe trabalhadora local, observando a realidade das categorias e a legislação da região.

Na mesa de abertura o presidente da Contracs/CUT, Alci Matos Araujo, abriu os trabalhos saudando a todos e todos e colocando a importância da oficina como fundamental na busca para atualizar a situação dos trabalhadores na região, suas condições de trabalho, as condições salariais, as negociações coletivas assim como os enfrentamentos dado nos países do Mercosul, em especial na atual conjuntura. A ideia é buscar conhecer a atual legislação, a composição do Parlasul, fortalecer o sindicalismo, o trabalho e organização sindical que nós temos no Brasil e compor com os países da região e as entidades internacionais que nos representam.

O presidente da FECESC e Diretor da Contracs, Francisco Alano, agradece os presentes pela participação e pontua a importância do evento na organização e fortalecimento das entidades sindicais para uma atuação conjunta na região do Mercosul.

Na mesa subsequente o tema versou sobre “Diagnóstico e Legislação nas Fronteiras da Região Sul com Mercosul” e o técnico do Dieese – subseção da FECESC, Maurício Mulinari, fez um resgate da dinâmica do desenvolvimento econômico e urbano nos países da América do Sul com a finalidade das políticas locais não privilegiando a integração local, sendo que essa integração se dará pela via diplomática e com a ação dos trabalhadores.

O segundo palestrante da mesa, Victor Arruda Pereira de Oliveira, advogado e mestre em relações internacionais, abordou a temática da legislação trabalhista para o Mercosul. Para Victor Oliveira, a integração dos povos e a presença das entidades representativas da classe trabalhadora e movimentos sociais para ampliação do diálogo são fundamentais para a garantia de direitos e combate às desigualdades sociais.

No período da tarde, a segunda mesa contou com a participação de Thiago Maeda, assessor da Secretaria de Relações Internacionais da CUT, e do presidente da CONTRACS, Alci Matos Araujo. O debate versou sobre “Estratégias para ação sindical”.

Thiago Maeda fez um panorama da organização regional para os países da América Latina e destacou a incipiência dessa integração. Pontuou que o avanço das ideias conservadoras no Brasil, por meio do Golpe, e em outros países da região minam qualquer possibilidade de fortalecimento da classe trabalhadora.

Alci Matos Araujo colocou a necessidade de somar esforços entre as entidades sindicais pela organização dos trabalhadores e para o enfrentamento ao ataque dos direitos trabalhistas e sociais. Faz-se necessário uma atuação conjunta com os órgãos e entidades internacionais que atendem as fronteiras para combater as precárias condições de trabalho e ampliar direitos.

Após as mesas de debate, o trabalho em grupos levantou os desafios postos nas regiões de fronteiras e propôs estratégias e possibilidades de atuação para avançar no fortalecimento e ampliação de direitos da classe trabalhadora.

spot_img

Últimas notícias