sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs reúne-se com Walmart em mesa de diálogo social

Leia também

Reunião teve como objetivo esclarecer e resolver conflitos em favor dos trabalhadores/as do grupo.

Na última sexta-feira (07), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) reuniu-se com a empresa Walmart em mais uma mesa de diálogo social, que tem como objetivo dirimir problemas encontrados nas lojas da base da Contracs em favor dos direitos dos trabalhadores/as.

A empresa foi representada por Gil Cipelli de Brito, relações trabalhistas e sindicais do Walmart. Pela Contracs, participou o secretário de saúde e segurança Domingos Braga Mota, o secretário de relações internacionais Eliezer Gomes e o presidente Alci Matos Araujo. A diretora do Secor e integrante do Comitê Sindical, Ana Maria Rapini, também esteve presente.

Entre os pontos abordados na reunião esteve o esclarecimento das formas de pagamento salarial e descontos por parte da empresa. O Comitê Sindical dos Trabalhadores do Walmart na base da Contracs havia solicitado a não extinção do adiantamento salarial, que já existia na maioria das bases. Segundo a empresa, os descontos foram distribuídos nos adiantamentos e pagamento salarial com o objetivo de proporcionar dois pagamentos mais igualitários. O Walmart se comprometeu a encaminhar detalhadamente os descontos para que seja divulgado junto ao comitê sindical.

Outro ponto abordado foi em relação à jornada de trabalho dos empregados do Walmart, que foi alterado através do programa SETA sem consulta aos trabalhadores/as nas bases ou através dos sindicatos, que representam seus interesses. Gil reconheceu o equívoco e se comprometeu a encaminhar as informações por email.

De acordo com a empresa, o programa SETA surgiu para direcionar o trabalho nos horários de movimentação das lojas, redistribuindo os trabalhadores nos turnos de acordo com os horários de maior ou menor movimentação das lojas.

O secretário de relações internacionais da Contracs, Eliezer Gomes, afirmou que o diálogo social é uma premissa muito importante porque é de onde muitas mudanças poderão vir, mas ressaltou que “não é tudo.” De acordo com ele, a organização e a ação sindical são necessários para o alcance das conquistas dos trabalhadores.

“Esta foi uma reunião de intenções, a exemplo das reuniões passadas, em que se discutiu problemas enfrentados pelos trabalhadores, mas ainda estamos aguardando concretudes da empresa, que ficou de nos apresentar documentos e programas que foram feitos sem nossa consulta. A Contracs continuará atenta para propor resolução aos problemas que afetam diretamente os trabalhadores do Walmart.” declarou o secretário de relações internacionais.

spot_img

Últimas notícias