sábado, abril 20, 2024

Contracs realiza III Oficina Temática do Setor Hoteleiro – Condição de Trabalho das Trabalhadoras Camareiras

Leia também

Contracs realiza III Oficina Temática do Setor Hoteleiro – Condição de Trabalho das Trabalhadoras Camareiras

Preocupada com as condições de trabalho das camareiras, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) realizou na última quinta-feira (24) a III Oficina Temática do Setor Hoteleiro – Condição de Trabalho das Trabalhadoras Camareiras em Olímpia, juntamente com trabalhadoras de Olímpia e São José do Rio Preto.

O Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de São José do Rio Preto foi o responsável em convidar a categoria, que é majoritariamente formada por mulheres.

O presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, lembrou que a confederação possui 30 sindicatos do setor hoteleiro que se preocupa com as camareiras juntamente com a UITA – Sindicato Internacional do Setor de Hotelaria.

“A ação que temos feito com as merendeiras e camareiras tem mostrado a realidade das trabalhadoras como a dupla jornada, a realidade da creche e do local do trabalho. Esta oficina é que vai diagnosticar, socializar as dificuldades e os direitos que queremos avançar. É preciso, a partir disso, tomar decisões e avançar. Queremos ouvir vocês para que possamos pressionar o cumprimento das leis e estabelecer condições de trabalho dignas como a quantidade de quartos que devem ser cumpridos, se há ajuda para a execução do trabalho e como este trabalho pode ser feito e onde ele afeta as trabalhadoras. Se sintam à vontade de dizer como é a realidade de vocês para que possamos exigir condições no Congresso e o sindicato e a Contracs possam atuar de forma efetiva.” destacou o presidente, Alci Matos.

A oficina contou com alguns momentos de formação e acordou temas como “O movimento sindical nacional e a importância da atuação conjunta com o movimento sindical internacional” com o secretário de relações internacionais da Contracs. A palestra sobre “A luta para garantir a igualdade de gênero e raça no trabalho” contou com a explanação da assessora de comunicação da Contracs e com a diretora do Sindicato das Domésticas de Campinas, Maria Regina Teodoro. A UITA também apresentou sua campanha pelo trabalho decente das Camareiras através do dirigente Gerardo Iglesias.

O secretário de relações internacionais da Contracs, Eliezer Gomes, relatou que a Contracs tem como dever desenvolver, organizar e apoiar todas as ações que visem à conquista de melhores condições de trabalho em nível nacional. “É muito importante atuar nacionalmente e romper barreiras, dar as mãos e fazer um trabalho internacional, pois o patrão que explora aqui também explora em outros lugares através das multinacionais.”

Na parte da tarde, as trabalhadoras participantes puderam relatar suas condições de trabalho e de que maneira este trabalho impacta em suas vidas e na sua saúde. A maioria delas relatou sentir constantes dores devido ao esforço que precisam fazer para realizar suas tarefas. Além disso, o alto número de quartos que precisam arrumar e limpar bem como a quantidade de tarefas que precisam executar sozinhas também afetam o bem estar e sua vida particular e familiar.

spot_img

Últimas notícias