terça-feira, abril 23, 2024

Contracs participa da reunião do Conselho de Enlace da UNI Brasil

Leia também

Primeira reunião de 2017 contou com a coordenação do secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) participa nesta quinta-feira (09) da reunião do Conselho de Enlace da UNI Brasil. O secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes, coordena os trabalhos da reunião.

A Confederação ainda foi representada pelo coordenador da região sudeste, Antônio Carlos da Silva Filho, o secretário de juventude, Pedro Mamed e a secretária de mulheres, Paloma dos Santos. A jovem Werlen Mythyan do Sindicato dos Empregados no Comércio de João Pessoa (Sinecom-JP), recém eleita para representar a juventude do comércio e serviços junto à UNI, também participou da atividade.

De acordo com Eliezer Gomes, o conselho de enlace é um fórum que reúne as entidades filiadas à UNI Brasil e é um espaço para discutir as ações desenvolvidas pela UNI assim como para planejar atividades em comum. “É um momento que a gente precisa de muita unidade por ser um momento difícil. E o conselho de enlace tem esse papel de aglutinar diversas entidades. Contamos com vocês para fazer esse belo trabalho.” ressaltou o secretário de relações internacionais da Contracs.

Durante os informes, a secretária de mulheres da Contracs, Paloma dos Santos, informou sobre a campanha de mulheres desenvolvida pela Contracs e pediu o engajamento das demais entidades na ação que pede o respeito às mulheres com a hashtag #ElasMerecemRespeito. Para acessar a campanha, clique aqui.

A primeira reunião do ano contou com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, debateu sobre os objetivos do Conselho de enlace UNI Brasil, debateu a criação de um fundo financeiro para a atuação do conselho, propôs a realização de uma expedição sindical/cultural internacional e tratou dos informes nacionais e internacionais das entidades participantes.

Durante os assuntos gerais, Eliezer ainda pontuou o pedido de solidariedade da UNI em favor dos trabalhadores em Bangladesh, que foram presos por serem dirigentes sindicais ou trabalhadores grevistas. A UNI está coordenando uma campanha, juntamente com as entidades IndustriALL e ITUC, para acabar com a repressão às entidades sindicais. Os presentes se comprometeram a encaminhar o ofício ao governo de Bangladesh pedindo fim da repressão bem como devem se organizar em mobilizações próximos às embaixadas.

Durante a parte da tarde, os participantes do conselho de enlace UNI Brasil assistiram a palestra sobre o E-Social, ministrada pelo auditor fiscal do trabalho no estado do Rio Grande do Norte, Luiz Antônio Medeiros de Araújo.

spot_img

Últimas notícias