quinta-feira, abril 25, 2024

Contracs realiza Oficina Temática do Setor Hoteleiro em Teresina (PI)

Leia também

 

Nesta terça-feira (14), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) realizou a quinta Oficina Temática do Setor Hoteleiro para abordar as condições de trabalho das camareiras. Desta vez, o encontro aconteceu em Teresina (PI) e contou com o apoio da AFL-CIO – Solidarity Center.

O secretário de relações internacionais da Contracs, Eliezer Gomes, destacou a exploração sofrida por estas trabalhadoras, que são invisíveis e, ao mesmo tempo, muito importantes para o funcionamento dos hotéis.

Já o coordenador do setor hoteleiro, Antonio Carlos da Silva Filho, destacou que o projeto para tratar das condições de trabalho das camareiras nasceu dentro da Contracs e que será usado para que se construa uma norma regulamentadora que determine parâmetros decentes de condições de trabalho para a categoria.

Elizeu Rodrigues, coordenador da regional Nordeste, pontuou que a Contracs está em uma nova fase de conhecer e se aprofundar nas condições de trabalho do setor hoteleiro. O dirigente relatou que antes de participar das oficinas, nunca havia pensado nas condições de trabalho desta categoria, mas que tem olhado de forma diferente para a questão e procura saber como são as condições de trabalho dos locais onde tem se hospedado. Elizeu afirmou que tem notado as dificuldades que estas trabalhadoras enfrentam em suas jornadas.

Gilberto Paixão, comerciário e ex-diretor da Contracs, parabenizou a Contracs pela iniciativa e destacou a necessidade de fazer qualificação profissional com os trabalhadores para que eles percebam que sua mão de obra tem valor.

A secretária de comunicação da Contracs, Maria do Rosário, reafirmou a importância dos trabalhadores apresentarem os problemas do local de trabalho para que a Confederação e o sindicato possam tomar conhecimento e atuar de forma efetiva na resolução destes problemas.

Marcelino Moura, da CUT-Piauí, lembrou que a direção do sindicato dos hoteleiros do Piauí é nova, mas que tem se mostrado muito efetiva na defesa dos direitos da categoria. Se pudesse, ele votaria novamente para que esta direção fosse eleita.

Uldeci Coelho, presidente do Sintshogastro – Sindicato de Hotelaria e Gatronomia do Estado do Piauí, estava satisfeito em receber a categoria para agregar conhecimento aos hoteleiros, que são uma das categorias mais importantes do estado e permenecem na invisibilidade. Uldeci citou que atualmente o quadro de trabalhadores já é pequeno e tem diminuído, sobrecarregando os trabalhadores que ficam no local de trabalho.

Cerca de 30 pessoas participaram da Oficina em Teresina, que contou com a explanação das trabalhadoras sobre suas condições de trabalho como quantidade de quartos que limpam, tarefas que executam e as dores que sentem como consequência deste trabalho.

Na parte da tarde, as trabalhadoras e trabalhadores da hotelaria do Piauí puderam ainda conhecer mais sobre a trajetória do movimento sindical brasileiro e sua estrutura, conheceram sobre a luta pela igualdade de gênero e receberam os certificados de participação da atividade.

spot_img

Últimas notícias