sábado, abril 20, 2024

Contracs reúne entidades do setor de asseio e conservação e limpeza urbana

Leia também

Evento debate organização unificada e desafios frente à retirada de direitos.

Nos dias 22 e 23 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) reúne diversas entidades sindicais do setor de asseio e conservação e de limpeza urbana para abordar estratégias de organização unificada frente à retirada de direitos. Além disso, o encontro tem como objetivo tratar das demandas específicas destas categorias.

Durante a abertura, o secretário de saúde e segurança da Contracs, Domingos Braga Mota, ressaltou a atuação da Contracs em prol dos trabalhadores do setor, especialmente através da construção e debate de uma norma regulamentadora específica para o setor, especialmente para os trabalhadores em limpeza urbana.

Isabel Caetano dos Reis, presidenta do Sindiserviços-DF, destacou a invisibilidade sofrida pelos trabalhadores em asseio e conservação – fato que caracteriza a discriminação dos trabalhadores. Representante de trabalhadores/as terceirizados, Isabel lembrou que a categoria costuma ter mais “patrão do que dedos porque todo mundo dá ordem. E não obedece não para ver se não devolvem o trabalhador para a empresa [terceirizada]. Então, trabalhamos 24 horas oprimidos.” destacou.

Cleide dos Santos, diretora de relações trabalhistas do Sindilimpeza-Baixada Satista, também falou da invisibilidade dos trabalhadores, que nunca são tratados pelo nome em todo o Brasil. Diante do cenário atual, a dirigente destacou a importância do evento reunir esta categoria. “A gente precisa tirar uma direção aqui para saber o que vai fazer com os nossos trabalhadores e o Temer está aí então vamos aproveitar todos os dias deste seminário.”

Por último, o secretário de formação da Contracs, Olinto Teonácio Oliveira, reiterou que neste momento difícil a organização para fazer o enfrentamento é fundamental. “Fazer o enfrentamento não é fácil e para as categorias da base da Contracs, em especial do asseio e conservação e limpeza urbana, temos que estar cada dia mais preparados. E a Contracs tem este compromisso e a formação tem este papel.”

Programação
Durante a quarta-feira, o evento contou com análise de conjuntura abordando a reforma da previdência com Fernando Junqueira, do Dieese; o olhar sobre a categoria, que traçou um perfil e a atuação sindical dos setores com Adalberto da Silva, do Dieese; o debate sobre as legislações e os projetos de lei do setor com o consultor legislativo da Contracs Maximiliano Garcez e um debate sobre saúde e segurança dos trabalhadores e a NR da limpeza Urbana com o advogado Felipe Vasconcellos e o assessor da Contracs, Ruy Freitas.

Já nesta quinta-feira, a secretária de mulheres da Contracs, Paloma dos Santos, lançou a Campanha de Respeito às Mulheres. Além disso, os participantes do encontro realizaram o trabalho em grupo com apresentação e sistematização e formaram a coordenação do setor.

Ao todo, participaram mais de 30 dirigentes sindicais de São Paulo, Maranhão, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Distrito Federal.

spot_img

Últimas notícias