sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs recebe conselho de enlace da UNI

Leia também

Entidades filiadas à entidade internacional analisaram a conjuntura e debateram futuras ações conjuntas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) sediou nesta quinta-feira (08) da reunião do Conselho de Enlace da UNI Brasil. O secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes, coordenou os trabalhos da reunião.

A Confederação ainda foi representada pelo secretário geral, Antonio Almeida; pelo diretor Ricardo Alexandre dos Santos.

Dirigentes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco (SECOR) participaram da reunião representando o ramo do comércio e serviços.

A reunião tratou de importantes temas como o andamento das reformas trabalhista e da previdência. “Os trabalhadores e o povo brasileiro encontram-se hoje, à beira de uma tragédia em virtude do avanço cada vez mais galopante do golpe contra os seus direitos e cidadania, patrocinado pela direita brasileira capitaneada pela classe empresarial, Congresso Nacional, mídia burguesa e parte do judiciário, portanto urge a necessidade de uma aglutinação ampla das forças populares para fazer o enfrentamento e a resistência. O Conselho de Enlace Uni Brasil tem papel fundamental nessa tarefa por ser composto por representações sindicais e várias centrais, a exemplo da CUT, UGT, CTB, NCST e Força Sindical. “ ressaltou Eliezer Gomes, secretário de relações internacionais da Contracs.

As entidades presentes fizeram um momento de avaliação da atual conjuntura e da greve realizada no dia 28 de Maio bem como os preparativos e organização de todas as entidades e centrais sindicais para a próxima greve que será realizada em 30 de junho de 2017.

Outro tema abordado e aprovado foi a realização de uma expedição sindical ao Chile que abarcará as cidades de Santiago, Iquique e Temuco, regiões que contemplam grande histórico sindical. O cronograma de atividades também contempla visita às entidades sindicais do país, as bases dos trabalhadores e a análise do impacto da automatização no mundo do trabalho instaurada no Chile.

Dentro das expectativas da Uni Global Union, o Conselho de Enlace define e inicia a discussão para posicionamento sobre as negociações com as Agências de Trabalho Temporário. Este fórum foi designado para ampliar o debate e consultar as entidades filiadas à UNI de todo o Brasil e dar seguimento às tratativas de intenção de acordo com o Brasil.

Durante a parte da tarde, os participantes do conselho de enlace UNI Brasil assistiram a palestra sobre “O Brasil dos Golpes”, ministrada pelo sociólogo e assessor da CONTRACS, Ruy Freitas.

spot_img

Últimas notícias