sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs firma parceria com o Instituto Observatório Social

Leia também

Confederação apoiará ações de 20 anos do IOS

Na tarde desta terça-feira (13), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) firmou parceria com o Instituto Observatório Social (IOS) e apoiará as ações que fazem parte da comemoração dos 20 anos da entidade.

O projeto de pesquisa e ação sindical do Observatório Social contará com quatro seminários e o lançamento da revista especial de 20 anos. A Contracs apoiará as atividades, o que permitirá que os dirigentes do ramo participem dos seminários.

Os temas abordados serão o Trabalho Decente, a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, as cadeias globais, o papel da formação sindical e o futuro do trabalho com a indústria 4.0 e a uberização.

Durante a reunião, o presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, sugeriu uma nova parceria entre a Contracs e o IOS para a realização de uma pesquisa sobre as condições de trabalho dos trabalhadores/as no comércio das regiões fronteiriças e do Mercosul assim como para desenvolver o perfil das categorias representadas pela confederação.

Para o secretário de administração e finanças, Nasson Antonio de Oliveira, é preciso ampliar a divulgação do trabalho desenvolvido pelo Observatório. Ele ainda destacou a necessidade de a Contracs se aproximar da entidade.

Eliezer Gomes, secretário de relações internacionais, ressaltou a importância do Instituto como instrumento de pesquisa do movimento sindical e sugeriu que o comércio eletrônico e suas condições de trabalho e impactos econômicos fossem investigados.

Já o secretário-geral da Contracs, Antonio Almeida, destacou a necessidade em fortalecer o ente que possui dirigentes do ramo na coordenação.

Lucilene Bisnfeld, do Observatorio Social, lembrou que o diferencial do IOS é trabalhar em suas pesquisas baseado nos índices do trabalho decente da OIT e sugeriu que a Contracs envolvesse, de forma prioritária, as redes sindicais e as secretarias de relações sindicais das entidades filiadas para participar dos seminários e do lançamento da revista.

spot_img

Últimas notícias