quinta-feira, março 28, 2024

Solenidade de abertura prestigia 27 anos de Contracs/CUT

Leia também

Abertura dos trabalhos da 3º Plenária conta com solenidade em homenagem ao aniversário da Confederação

Após a abertura da 3.º Plenária Nacional da Confederação, na noite dessa segunda-feira (24), os delegados sindicais, que vieram de todas as partes do país, participaram de solenidade de comemoração pelos 27 anos da Contracs/CUT. Na ocasião, cinco dirigentes sindicais que fizeram história na direção da Confederação e continuam atuantes na militância social e sindical, foram homenageados por sua participação na construção da entidade. Cada diretor membro da Comissão Organizadora da Plenária agraciou um dos sindicalistas com uma placa de homenagem e uma saudação.

A primeira homenageada, Marisa Camargo, recebeu a homenagem do secretário de Finanças da Confederação, Nasson Antonio de Oliveira, e agradeceu ao apoio e o incentivo que teve dos companheiros em sua gestão na Confederação, que durou de 1995 a 1999. Já o militante social e ex deputado federal Eudes Xavier, recebeu de Domingos Braga Mota, secretário de Saúde e Segurança do Trabalhador, o agradecimento e tributo pela atuação dentro e fora da Contracs/CUT.

“Gostaria de parabenizar os companheiros por esses 27 anos construindo o maior instrumento de luta do ramo de Comércio e Serviços, que é a Contracs/CUT.”, afirmou Eudes, que foi vice-presidente da Confederação entre 1999 e 2002. O militante também destacou a importância de termos uma visão internacionalista, uma vez que, segundo Eudes: “Se o capital explora aqui, ele explora no mundo inteiro”.

Dentre os homenageados, também estava Maria Isabel, presidenta do Sindiserviços-DF (Sindicato que representa os terceirizados), que ficou muito emocionada com a solenidade: “Eu fiz sempre o melhor que pude, mas não sei se foi o suficiente e também não fiz sozinha. Quero homenagear a todos que me ajudaram, em especial a companheira Geralda Godinho e os demais companheiros de Brasília, que estiveram ao meu lado em tantas lutas ao longo desses anos”, afirmou a sindicalista.

O presidente da Confederação, Alci Matos prestou homenagem a seu conterrâneo, Sebastião Cuzzuol e o secretário geral Antonio Almeida, prestou homenagem póstuma ao companheiro Wilson Lopes Paiva, que participou ativamente da construção da Contracs e viveu em prol da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Uma história de luta

Entidade classista que hoje representa cerca de três milhões de trabalhadores no comércio e serviços em todo país, a Contracs/CUT nasceu nos anos 1990, motivada pela proposta da Central, que reconheceu a necessidade de criar uma nova estrutura de organização para os trabalhadores do setor do comércio, que até então não contavam com representação unificada em nível nacional.

A Confederação teve início com a união dos sindicatos de comerciários do Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina, que em 1987 se organizaram para formar uma comissão provisória, com o objetivo final de criar o Departamento Nacional de Comerciários, o DNC, embrião da Contracs/CUT.

Nos anos de 1988 e 89, as reuniões para a constituição do DNC continuaram até janeiro de 1990, quando em São Paulo, na sede da CUT Nacional, foram aprovados passos decisivos para a realização do congresso de fundação do departamento, que daria início a toda uma história de luta e resistência que já dura 27 anos.

A partir do Congresso, foi possível traçar um perfil da categoria, composta em grande parte por jovens, estudantes, menores e mulheres. Na ocasião diagnosticou-se um grande número de pequenas empresas, com alta rotatividade e salários baixos, destacando que os maiores salários, na época, estavam entre os comissionados.

O evento de fundação da entidade que se tornaria a Contracs/CUT também definiu as prioridades de atuação e as bandeiras específicas do ramo, como o combate à liberação do horário do comércio; garantias de igualdade de remuneração entre homens e mulheres, garantia de creche e de direitos da maternidade e combate à discriminação, além de incorporar as lutas da CUT. Três anos mais tarde, os trabalhadores do ramo de serviços uniram-se à Confederação, incorporando muitas outras categorias e fortalecendo a luta nacional da Contracs/CUT.

spot_img

Últimas notícias