quinta-feira, abril 18, 2024

Contracs participa do I Encontro de Trabalhadores do Setor de Resíduos da América Latina, Central e México

Leia também

Evento tratou das condições de trabalho e organização dos trabalhadores da limpeza urbana

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) participou nos dias 27 e 28 de julho, na Colômbia, do I Encntro de Trabalhadores/as do setor de Resíduos da América Latina, Central e México. O evento foi organizado pela entidade Internacional de Serviços Públicos, a ISP.

A confederação foi representada pelo secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes, e pelo diretor da Contracs e presidente do Sindilurb-DF, José Cláudio Oliveira.

Os debates giraram em torno da cadeia produtiva estabelecida das demandas avindas da geração do lixo tanto de pessoas físicas, indústria, setor de serviços, entre outros. Entre as consequências, destacou-se a degradação do meio ambiente, o futuro do planeta e a realidade dos trabalhadores/as deste setor.

Segundo Eliezer Gomes, através do relato das entidades participantes foi possível identificar a tímida organização do setor, que possui uma perspectiva de crescimento muito forte, especialmente devido à prioridade de estruturação de organização internacional definida pela ISP.

A Contracs teve destacada participação no evento. O diretor José Cláudio Oliveira fez um relato sobre a situação do setor no Brasil. O companheiro deu ênfase na realidade vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana em nosso país, bem como relatou as mazelas degradantes esperadas após os ataques trabalhistas e sociais do governo golpista.

José Claudio realizou sua intervenção vestido com o uniforme utilizado pelos Garis de Brasília, falando de seu orgulho de ser um deles e denunciando o preconceito que existe contra esses trabalhadores que acabam se tornando seres invisíveis no dia-a-dia, porém, são muito lembrados e procurados quando estão em greve.

A ISP, através do companheiro Jocélio Drummond, se comprometeu em contribuir com a Contracs para que o companheiro José Cláudio possa ampliar o trabalho de organização do setor na base de nossa entidade. A ISP ainda convidou o companheiro José Claudio para ir a Organização das Nações Unidas (ONU) representando os trabalhadores/as da limpeza urbana no Brasil.

* Com informações de Eliezer Gomes

spot_img

Últimas notícias