sexta-feira, abril 19, 2024

Mobilizada na Câmara dos Deputados, Contracs retira projetos prejudiciais de pauta

Leia também

Três projetos prejudiciais não foram votados na sessão desta terça-feira

Nesta terça-feira (05), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) mobilizou e pressionou para que os projetos de lei em tramitação que prejudicam os trabalhadores fossem retirados de pauta da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara de Deputados.

O objetivo foi alcançado e a Contracs conseguiu que o PL 5101/13, que restringe o acesso do trabalhador à Justiça do Trabalho e o PL 5351/16, que reduz o valor do depósito recursal para micro e pequena empresa não fossem discutidos na sessão desta terça-feira.

Com muita luta e articulação, também foi possível adiar a discussão do PL 6387/16, que impõe metas abusivas para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham participação nos lucros e resultados das empresas e retira as entidades sindicais das negociações. O deputado Vicentinho (PT-SP) pediu vista do projeto.

Segundo o coordenador da sede em Brasília, Francisco Luiz Saraiva, a intervenção da Contracs – tanto na base de voto dos parlamentares quanto no Congresso Nacional – é muito importante. “É muito complexo, principalmente nesta conjuntura, mas a Contracs tem conseguido, sim, com muito esforço e a responsabilidade que tem com nossas categorias, defender os trabalhadores da ganância dos golpistas que são subordinados ao capital.”

Além disso, Luizinho destaca que a Confederação também tem proposto alternativas contrárias a qualquer retirada de direitos e que possam significar conquistas para a classe trabalhadora.

No entanto, a vitória desta semana é apenas um passo. Na semana que vem, os projetos de lei podem voltar para a pauta e serem votados. Por isso, a Contracs irá se manter vigilante, pressionando e lutando para que tais projetos não sejam aprovados e retirem mais direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

* Colaboração de Marina Maria

 

spot_img

Últimas notícias