quinta-feira, abril 18, 2024

Caravana da Reconstrução e Organização Sindical chega ao Espírito Santo

Leia também

O trabalho de base é o centro da ação sindical

Mais uma vez, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) realizou a Oficina de Reconstrução e Organização Sindical. Realizado em Vitória, no Espírito Santo, o evento contou com a participação de todas as entidades filiadas no estado. Mais de 50 participantes capixabas debateram os temas conjunturais e esclareceram dúvidas relativas à nova legislação trabalhista.

Realizado no auditório do Sintraconst-ES, dirigentes sindicais trouxeram suas experiências sobre o trabalho de base com o roteiro de agendas, as assembleias nos locais de trabalho, como estão dialogando e orientando os trabalhadores sobre as alterações da nova lei trabalhista e a importância de estar junto ao sindicato. Uma experiência rica, com bons resultados!

O tema de destaque foi a Medida Provisória 808/2017, pois o prazo de validade já está para vencer em março e possui muitas emendas ao texto. Preocupados com as lacunas na lei em vigência, dirigentes destacaram a importância do processo negocial neste momento, pois as convenções coletivas devem abarcar todos os direitos, em especial para as gestantes, limites para os diversos tipos de contratos e formas de representação no local de trabalho.

A sindicalização e o trabalho de base foram centrais nos debates considerando o compromisso que as entidades possuem com os trabalhadores, em especial com as informações. Por isso, debateram as formas de como escutar o trabalhador, como orientar frente a grande massa de informações que “desinformam”, o ato de sindicalizar e os passos pós a sindicalização. Consideram que o trabalhador bem informado é o principal trabalho agora.

O Espírito Santo é o 11º estado que recebeu a caravana sindical. Para a Contracs, rodar os estados e estar juntos dos companheiros e companheiras que fazem a luta nesse Brasil tem revigorado a todos, renovado as esperanças e principalmente fortalecido o sentimento de que juntos somos fortes! Continuemos a caminhar!

spot_img

Últimas notícias