quinta-feira, abril 18, 2024

Ações coletivas garantiram adicional de insalubridade para camareiras

Leia também

SindHoteleiros-RN ganhou ações e aguarda novas decisões.

As trabalhadoras camareiras e auxiliares de serviço gerais, representadas pelo Sindicato dos Hoteleiros e Similares do Rio Grande do Norte (SindHoteleiros-RN), conseguiram o direito de receber o adicional de insalubridade pela execução de seu trabalho na limpeza de quartos e banheiros em hotéis e motéis da capital do Rio Grande no Norte.

Mais de 300 trabalhadoras receberão o adicional ou as diferenças devidas de acordo com o tempo que trabalharam em atividades insalubres. Segundo Sandoval Lopes, presidente do SindHoteleiros-RN, as ações iniciaram em 2011 devido aos questionamentos da categoria que reivindicava o direito. “Em 2011, a gente tentou colocar a insalubridade na pauta de reivindicação da negociação e com um valor bem inferior do que seria o valor do grau de 20%. A gente não teve êxito na negociação e os patrões não aceitaram. A partir daí, a gente passou a entrar com as ações e gerou grandes ações em relação aos hotéis, motéis e pousadas e foi aí que desencadeou os benefícios.”

O dirigente conta que somente o ano passado as ações passaram a ter êxito devido à lentidão dos processos na justiça. Ele também relata que a insalubridade conquistada pelas camareiras e assistentes de serviços gerais (ASGs) gerou impacto no salário de outros trabalhadores. “Em alguns motéis, o aumento salarial se deu em outros setores porque a camareira passou a ter um salário maior de que os supervisores. É uma ação que tem benefício nas camareiras e nas ASGs, mas também dentro da empresa dá um impacto que faz com que os trabalhadores também reivindiquem a mais porque a camareira está ganhando mais.”

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), a saúde é uma questão central na luta de classes, por isso reconhece a iniciativa do sindicato que buscou a prevenção e reparação dos danos causados pelo trabalho através das ações coletivas.

Além disso, atuar em prol das camareiras tem sido uma ação atual da confederação na busca pelo trabalho decente especialmente dentro do setor hoteleiro.

spot_img

Últimas notícias