CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > WALMART TROCA O COMANDO NO BRASIL

Walmart troca o comando no Brasil

14/08/2013

O executivo Guilherme Loureiro assume a presidência no fim do mês; mudança não está relacionada a desempenho no País, diz empresa

Escrito por: Estadão

SÃO PAULO - A partir do dia 31 deste mês, o Walmart Brasil, a terceira maior rede de supermercados do País, terá novo presidente. Depois de 14 anos na empresa, Marcos Samaha passa o cargo que ocupa há cinco anos para Guilherme Loureiro. O novo presidente ingressou na rede varejista há apenas 10 meses, como vice-presidente executivo.

Segundo o presidente e CEO do Walmart para América Latina, Enrique Ostale, a mudança ocorreu por uma decisão pessoal do atual presidente e não está relacionada ao desempenho operacional da companhia. "Estamos respeitando a decisão de Samaha e otimistas com as mudanças que estamos vendo em nossos resultados", disse Ostale.

O Walmart divulgará nesta quinta-feira o desempenho do segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre, o Walmart perdeu vigor no Brasil em relação aos concorrentes. As vendas brutas da maior varejista do mundo cresceram 5,5% no País em relação a igual período de 2012. Enquanto isso, os rivais Pão de Açúcar e Carrefour, líder e vice-líder do setor supermercadista, ampliaram as receitas brutas em 10,6% e 13,3%, respectivamente, no primeiro trimestre.

Além de crescer menos do que os concorrentes, a filial brasileira enfrenta denúncias de violação às normas do programa global de combate à corrupção da matriz.

No ano passado, o Walmart faturou no Brasil R$ 25,9 bilhões, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Nos últimos anos, a filial brasileira tem respondido por cerca de 3% das vendas brutas da companhia no mundo. No primeiro semestre do ano passado, o desempenho da operação brasileira foi alvo de críticas da matriz que via espaço para melhorar o seu desempenho na operação global.

Na avaliação de Ostale, a entrada do novo presidente não muda o foco estratégico da companhia perseguido nos últimos anos, que tem sido "buscar bases sólidas para melhorar o desempenho e a rentabilidade". "A nossa política de preço baixo todo dia é parte essencial da nossa estratégia e estamos muito satisfeitos com os resultados dessa política implantada há três anos", afirmou.

Perfil. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com mestrado e doutorado pela mesma escola, Guilherme Loureiro vem do outro lado do balcão. Durante 24 anos foi executivo da Unilever, onde ocupou vários cargos nas áreas de finanças, operações e desenvolvimento de novos negócios no Brasil, Chile, México, Reino Unido e EUA. Seu último cargo na indústria foi vice-presidente sênior de Estratégia Corporativa, Desenvolvimento de Negócios e presidente da Unilever Ventures.

"O perfil de Loureiro é diferente do de Samaha", observou Ostale, fazendo referência ao fato de ele ser egresso da indústria e não do varejo. "Há dez meses na empresa, ele passa por um profundo processo de treinamento e conhecimento do negócio." Segundo Ostale, o novo presidente tem uma formação muito sólida e mostrou nos cargos assumidos capacidade profissional para liderar pessoas.
 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Aposentômetro Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Fetracs Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br