CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > EMPRESAS FIRMAM COMPROMISSO INÉDITO NO FÓRUM DE EMPRESAS E DIREITOS LGBT 2014

Empresas Firmam Compromisso Inédito No Fórum De Empresas E Direitos Lgbt 2014

11/12/2014

Ao lado do Carrefour, que sedia o fórum, IBM, P&G, Accenture, BASF, Caixa, HSBC, GE, DuPont, Dow, PwC, Pfizer, Whirlpool e Monsanto reforçam o compromisso com os direitos LGBT

Escrito por: Nathalia Costeira/ Segs

Nesta quarta-feira (10), o Carrefour sediou a oitava reunião do Fórum de Empresas e Direitos LGBT. Durante o evento, realizado em São Paulo (SP), 14 empresas formalizaram a adesão à carta com os “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT”. A cerimônia contará com representantes de todas as empresas envolvidas: Carrefour, IBM, P&G, Accenture, BASF, Caixa, HSBC, GE, DuPont, Dow, PwC, Pfizer, Whirlpool e Monsanto, que irão reforçar o compromisso mantido com os direitos LGBT.
 
Criado em março de 2013, o fórum visa envolver empresas em torno do compromisso com o respeito e com a promoção dos direitos humanos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Atualmente, o fórum reúne mais de 80 companhias de grande porte e conta com um comitê gestor constituído pelas empresas Carrefour, IBM, Accenture, Alcoa, Basf, Caixa, Dow, HSBC, P&G e PwC.
 
Esta iniciativa tem como objetivos aprimorar as práticas de gestão empresarialpara efetiva adição de valor às marcas das empresas participantes e seus stakeholders; combater a homolesbotransfobiae seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade; influenciar o meio empresarial e a sociedade na adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBT.
 
“O fórum representa um significativo avanço na maneira como o meio empresarial se articula, compartilha desafios e aprendizados na promoção e respeito aos direitos LGBT”, destaca Adriana Ferreira, líder de Diversidade e Inclusão da IBM Brasil. “A valorização desses direitos vai além do ambiente interno das empresas, compreendendo ainda o relacionamento dessas companhias com seus diferentes públicos de interesse”, completa a também coordenadora do Comitê Gestor do fórum.
 
A carta de adesão, que será assinada pelas empresas, orienta a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e representa a afirmação na prática cotidiana de que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, como está definido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
“A adesão das empresas à promoção dos direitos LGBT comprova que a atuação articulada do setor privado é essencial para fortalecer e aprimorar as práticas individuais e do conjunto de empresas que atuam no Brasil, fortalecendo a construção de um ambiente empresarial socialmente responsável, ético, moderno e sustentável”, ressalta Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Diversidade do Carrefour Brasil, que sedia o evento.
 
A carta que contém os compromissos assumidos pelas empresas signatárias representa uma agenda de trabalho. A adesão significa que elas estão se comprometendo publicamente a fortalecer ou criar ações ligadas à promoção dos direitos LGBT. A fim de auxiliar essas corporações, o Comitê Gestor do fórum propõe indicadores capazes de gerar um diagnóstico e orientar os esforços nessa direção. Dentre as prioridades do fórum estão as pessoas travestis e transexuais, que encontram maior dificuldade de acesso à escola e, consequentemente, ao mercado de trabalho.
 
Os 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTsão:
 
1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBT;
 
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT;
 
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT;
 
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT;
 
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT;
 
6. Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing;
 
7. Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;
 
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT;
 
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor;
 
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade.
 
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br