CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > ABILIO DINIZ NEGOCIA COM O CARREFOUR NA AL

Abilio Diniz negocia com o Carrefour na AL

17/12/2014

O empresário brasileiro deve anunciar até o fim de semana compra de participação minoritária de operações latino-americanas de grupo varejista francês

Escrito por: Istoé Dinheiro

Desde que vendeu todas as suas ações do Pão de Açúcar, os rumores de que o empresário Abilio Diniz voltaria ao varejo por meio de uma operação com o francês Carrefour nunca cessaram.

Ao que tudo indica, isso nunca esteve tão próximo de acontecer. O empresário estaria muito perto de anunciar um acordo com o Carrefour na América Latina, de acordo com fontes ouvidas por DINHEIRO.

Segundo apurou DINHEIRO, Diniz deve se tornar sócio da operação do Carrefour na América Latina, que inclui Brasil e Argentina. Em princípio, o Atacadão, operação de atacarejo do grupo francês, deve ficar de fora do negócio.

O formato do negócio ainda não está claro. Diniz pode ficar com uma participação minoritária, mas terá controle total da gestão da operação latino-americana. 

Esse modelo, segundo as fontes ouvidas por DINHEIRO, garantiria que as receitas do negócio pudessem ser consolidadas no balanço global do Carrefour. Nos nove primeiros meses deste ano, a operação latino-americana faturou 11,2 bilhões de euros (aproximadamente 38,6 bilhões de reais)

Na semana passada, Diniz esteve em Paris alinhavando os últimos detalhes do acordo com o Carrefour. Estima-se que o empresário brasileiro já detenha 3% de ações do Carrefour, na França, o que faz dele um acionista relevante do grupo varejista francês.

Procurada, a gestora Península, que administra os investimentos da família Diniz, não comentou a informação. 

Projeto antigo

A tentativa de se unir ao Carrefour é um antigo projeto de Diniz. Em 2011, ele tentou uma operação de fusão do grupo Pão de Açúcar com o Carrefour.

A operação fracassou, pois o sócio francês de Diniz, o empresário Jean-Charles Naouri, CEO do Casino, considerou a fusão um golpe para que ele não assumisse o controle da empresa de 2012, conforme previa acordo de acionistas assinado entre ambos em 2006.

O conflito com seu sócio francês, que assumiu efetivamente o controle do Pão de Açúcar em junho de 2012, levou-o a deixar a companhia fundada por seu pai, Valentim dos Santos Diniz.

Em setembro de 2013, Diniz e Naouri assinaram o acordo para sua saída. De forma geral, Diniz trocou suas ações ordinárias por preferenciais – todas já vendidas – e renunciou à presidência do conselho de administração do Pão de Açúcar.

Naouri, por sua vez, abriu mão da cláusula de não competição da parte de Diniz. Dessa forma, não há nenhuma restrição para que o empresário brasileiro volte ao varejo, competindo diretamente com o Pão de Açúcar.

Desde que deixou o Pão de Açúcar, Diniz não ficou parado. Ele, atualmente, é presidente do conselho de administração da BRF, onde investiu aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

A gestora de recursos Península foi também reorganizada e administra ativos da ordem de R$ 10 bilhões, que inclui participações em empresas e imóveis da família – 61 deles estão alugados para o Pão de Açúcar.

Atualmente, além da participação no Carrefour e na BRF, Diniz detém 6% do grupo educacional Anima e 5,22% da varejista Dufry, esta última em conjunto com a gestora Tarpon.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br