CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > COM BRASIL DE VOLTA AO MAPA DA FOME, MTST LANÇA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

Com Brasil de volta ao Mapa da Fome, MTST lança campanha de arrecadação de alimentos

22/04/2019

A campanha nacional "Periferia Sem Fome" é alternativa para garantir o direito à alimentação por meio da solidariedade

Escrito por: Brasil de Fato - Pamela Oliveira


O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) lançou, nesta semana, a Campanha Nacional de Arrecadação de Alimentos “Periferia Sem Fome”. A campanha teve início no dia 18 de abril e vai até o dia 17 de maio.

Todos os alimentos arrecadados serão destinados às famílias que fazem parte das ocupações e das comunidades acompanhadas pelo movimento. As arrecadações serão feitas em pontos de coleta nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Também podem ser feitas doações virtuais por meio do site do movimento.

Para Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, as políticas de austeridade agravam as condições de alimentação da população. “A cada dia que passa, a vida do nosso povo só piora. Desemprego, redução salarial, perda de oportunidades. Milhões de brasileiros voltaram a conviver com o fantasma da fome e por isso o MTST lança a campanha”, afirma.

A nota divulgada pelo movimento para divulgar a campanha relembra que o direito à alimentação foi incluído, em 2010, no artigo 6º da Constituição Federal e, portanto, deveria ser assegurado pelo Estado brasileiro.

Mapa da Fome

O Brasil voltou aos patamares de pobreza e extrema pobreza de doze anos atrás, segundo o levantamento da ActionAid Brasil. Dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), do IBGE, mostram que, entre 2016 e 2017, a pobreza da população passou de 25,7% para 26,5%. Enquanto os extremamente pobres, que vivem com menos de R$ 140 mensais (pela definição do Banco Mundial), saltaram de 6,6%, em 2016, para 7,4%, em 2017.

Com a baixa renda, a insegurança alimentar volta a ser uma realidade para o país, que há três anos havia deixado o Mapa da Fome da ONU. Na contramão da resolução desse problema, o qual afeta milhares de brasileiros, em janeiro, o Governo Bolsonaro realizou o fechamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) por conta das mudanças administrativas trazidas pela Medida Provisória 870 de 2019.

O Consea compunha o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), órgão que contribuiu para a formulação de políticas públicas de combate à fome e de incentivo à produção de alimentos saudáveis no país, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), lançado pelo governo Lula (PT) como um dos "braços" do programa Fome Zero.

Como ajudar

Armazém do Campo, espaço em São Paulo que comercializa alimentos com origem na reforma agrária popular, foi o primeiro a realizar doações à campanha.

Além das doações de alimentos não perecíveis, a população pode contribuir, também, criando um ponto de arrecadação. Para isso, basta enviar um e-mail para periferiasemfome@gmail.com solicitando as orientações. Os resultados da campanha "Periferia Sem Fome" serão divulgados no dia 18 de maio, em um Café da Manhã Solidário, na Ocupação Vila Nova Palestina, na capital paulista.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Aposentômetro Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Fetracs Fetracs RS Fenatrad

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br